Pastor Afonso Responde!
  • Início
  • Textos
  • Curso Bíblicos
  • O que a Bíblia diz
  • Audios & Vídeos
  • Apoio
  • Mensagem do dia
  • Loja Virtual

COMO É DEUS? (ATOS 17.23) PARTE  2

12/30/2015

3 Comments

 
Em continuação à última publicação, podemos continuar a descrever Deus em oposição às limitações humanas. 
Deus é completamente moral, completamente justo, nós somos imorais e injustos, embora justificados pelo Sangue do Cordeiro. Deus é totalmente moral: "Eu velo sobre a minha Palavra para a fazer cumprir" (Jeremias 1.12). Deus é completamente ciente de si, não necessita que alguém lhe comunique alguma coisa: "Eu Sou" (Êxodo 3.14). Deus é totalmente afirmativo "Eu farei" (Êxodo 32.10). Deus é Amor (1 João 4.8). Deus é justiça (Jeremias 33.16).
Deus está na natureza, mas não está preso à ela nem às suas leis, como os panteístas afirmam.
A melhor descrição de Deus é aquela que Ele deu de si mesmo aos israelitas primitivos Yahweh, que é geralmente traduzido por "Jeová" ou "Senhor". Os teólogos acreditam que esse seja o tempo do verbo hiphil do verbo hebraico "ser, estar", e literalmente significa "Aquele que faz todas as coisas serem".
Graça e Paz!
Pr. Afonso Tavares
3 Comments

COMO É DEUS? (ATOS 17.23)

12/29/2015

0 Comments

 
Os teólogos tentaram descrever Deus à partir de concepções humanas baseadas nas Sagradas Escrituras. Comparando-O segundo as nossas limitações humanas podemos dizer que Deus é ilimitado, enquanto somos limitados, em relação ao Universo, podemos dizer que Ele extrapola os limites do Universo, então dizemos que Ele é transcendente. Ele existe através do Universo, então dizemos que Ele é imanente. Nossa existência é precária e limitada, embora tenhamos uma alma imortal, nossa matéria é mortal, diferentemente de tudo isso; Deus é Eterno. A eternidade é um atributo exclusivo de Deus. Eterno, entendemos que Ele não teve princípio nem terá fim, e somente Deus é assim.
Quanto as limitações no agir, no pensar podemos dizer que Deus pode fazer tudo o que nós não podemos fazer, logo, dizemos que Deus é Todo-Poderoso.
Deus é plenamente ciente de si, e, de toda a sua criação, criação essa que conhecemos ou não, por exemplo: não sabemos o que há no limite do nosso Universo, nem nas fossas abissais dos nossos oceanos, e, Deus sabe. Sabe exatamente tudo o que ocorreu no passado e tudo que está para acontecer, além de que, predeterminou todos os acontecimentos, logo, dizemos que Deus é Onisciente. A Presciência é um componente da Onisciência de Deus. Ele sabia de antemão até mesmo o que eu estaria escrevendo neste texto. Continuarei na próxima publicação falando sobre esse assunto. Deus te Abençoe!
Graça e Paz!
Pr. Afonso Tavares
0 Comments

OS ESFORÇOS INÚTEIS DO SER HUMANO NA RESTAURAÇÃO DE SI PRÓPRIO (JEREMIAS 8--10; LAMENTAÇÕES 2)

12/28/2015

0 Comments

 
Quando o ser humano caiu nos seus pecados no Jardim do Éden, Deus se revelou como um Deus Redentor, é irrelevante aqui, debatermos sobre a sequencia cronológica dos fatos, o que realmente importa é que Deus se revelou como um Deus Redentor. Gênesis 3.15 relata o conflito permanente entre Satanás e o povo de Deus. A Bíblia afirma que estávamos mortos em nossos pecados, ora, um cadáver não pode impedir o processo de sua decomposição. Sendo assim, o ser humano sem Jesus é completamente depravado. Somente a ação direta do Espírito Santo na vida da pessoa, é que pode fazer uma transformação radical e notável, que pode ser percebida através dos frutos que essa pessoa passa a produzir.
Temos visto muitos cristãos tropeçarem por não considerarem certos princípios bíblicos. Quando a Palavra nos diz:"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas"? (2 Coríntios 6.14) A Palavra não está falando apenas sobre o matrimônio ou namoro, está falando também a respeito das demais coisas, está nos proibindo, inclusive, de ter sociedade com tais pessoas. Quantos irmãos que eram empresários ou trabalhadores liberais de sucesso que foram à falência por não observarem tais princípios?
Quando eu era obreiro novo, jovem ainda, cheguei ao o meu pastor para levar a causa de um irmão que havia sido disciplinado e disse: "pastor vamos dar uma oportunidade a ele, ele está mudado", e aquele pastor já velho me disse: "está mudado porquê? Deus já fez uma transformação na vida dele"? Vigie irmão Afonso! E o pastor estava certo, poucos dias depois estourou outro escândalo na vida daquele irmão.
Depois disso concluí que o joio, que está dentro da igreja ainda se encontra na situação de defunto.
Espero que essas palavras tenham sido úteis a ti leitor.
Graça e Paz!
​Pr. Afonso Tavares 
0 Comments

QUAL É O MAIOR PECADO NO REINO? (MATEUS 23.2-12)

12/27/2015

0 Comments

 
O maior pecado no Reino é o orgulho; por várias razões (Sl 59.2; Pv 8.13; 16.18; 29.23). O orgulho foi o pecado fundamental de Satanás, quando ele primeiro pecou, cobiçando o trono de Deus. O orgulho diz: "Eu posso fazer isso melhor do que Deus". E Satanás pensou que ele podia fazer algo para governar o Universo, melhor do que Deus podia (Is 14.12; Ez28.12-19). Segundo, o orgulho inevitavelmente leva ao pecado de rebelião. Quando adotamos a atitude de levar adiante o plano para nossa vida e para a de todos ao redor, nós, sem dúvida estaremos entrando em conflito com o plano de Deus. É por isso que a Bíblia diz: "Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes (Tg 4.6).
Na vida espiritual, não existe área neutra, ou se está a favor, ou se está contra Cristo. O orgulhoso está automaticamente contra Cristo, porque sua vida não está relacionada a Cristo, nem ao que Ele almeja para ela.
Enfim o orgulho leva a pessoa a um senso de auto-suficiência, só ela está certa, não quer aprender a verdade, enxerga todas as demais de cima para baixo. Jesus disse que precisamos nos converter e nos fazer como crianças (Mt18.3-4). As crianças entendem e são fáceis de ensinar. Elas sempre querem aprender do Pai.
Graça e Paz!
​Pr. Afonso Tavares 
0 Comments

O NOSSO CORPO É O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO (1 CORÍNTIOS 6.19)

12/26/2015

0 Comments

 
"Ou não sabeis que o nosso corpo é o Templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos"?
Para os gregos do século 1, o corpo era de importância secundária; o que realmente importava era a alma. Com uma filosofia libertina sobre sexo e rodeados por prostitutas do templo, o assunto da fornicação estava destinado a aparecer. Paulo havia ensinado a verdade da liberdade cristã, especialmente em relação à observância de determinados dias e à ingestão de certos alimentos. Entretanto, para que os Coríntios não apliquem de maneira errada essa liberdade fundamental de incluir o sexo ilícito (como indicou o caso no capítulo 5), Paulo pressiona esse tópico. Aquela sociedade discutia, como o estômago é designado para o alimento, os genitais são criados para experiência sexual; e, quando se está com fome, come-se, então, quando se está sexualmente excitado gratifica-se a paixão sexual. Assim, essa ênfase era muito necessária. Se alguns estavam inclinados a satisfazer o desejo sexual com a mesma prontidão que podiam satisfazer o apetite por alimento, Paulo corrige um conceito tão errôneo. Ele mostra como a analogia é falsa, pois o nosso corpo é o templo do Espírito Santo e, portanto, pertence a Cristo. A conduta imoral é marca da perdição na vida do indivíduo que a pratica, pois aqueles que foram justificados por Cristo, têm poder para refrear todo seu corpo. Andemos em santidade, e, há duas coisas pelas quais podemos nos santificar: pela Palavra e pela oração.
Graça e Paz!
​Pr. Afonso Tavares  
0 Comments

MINHA FINALIDADE NÃO É AGRADAR AS PESSOAS

12/25/2015

0 Comments

 
Longe de mim que faça tal coisa. Meu dever primordial é agradar a Cristo, e, nisto, não sou perfeito. Minhas atividades pastorais me impelem a combater toda forma de pecado. Minha maior dificuldade consiste em retirar alguém da heresia em que vive. Como é difícil! Entrar numa rede social e ficar a debater com alguém, cuja identidade sequer sabemos se é verdadeira, é mamão com açúcar. O difícil é bater de frente com seitas e heresias, mas até aqui O Senhor me tem dado graça e sabedoria. Cristo está sendo ofendido dentro da casa daqueles que deveriam ser seus amigos. O Salvador, cujo nascimento celebra-se hoje, muito pouco é lembrado, é como o cliente na recepção de um hotel sem ser atendido. Quem viaja, deve ter se deparado com uma situação dessas, as pessoas passam de um lado para outro apressadamente e não te dirigem sequer um olhar, para perguntar: o senhor deseja alguma coisa? Pergunte a Cristo o que Ele deseja de você.
Graça e Paz!
Pr. Afonso Tavares
0 Comments

UM CRISTÃO DEVERIA SERVIR NA POLÍCIA OU SERVIÇO MILITAR? (ROMANOS 13.3-4)

12/24/2015

0 Comments

 
Embora muitos defendam que não, afirmo que essa defesa não é bíblica. É necessário que haja ordem, pois na anarquia a vida torna-se impossível, ou seja, insuportável. Tais entidades funcionam como ministros de Deus para restabelecer a ordem e a justiça, sendo assim é louvável que cristãos façam parte dessas corporações. É preciso restringir os bandidos de matar, estuprar, roubar, e fazer pessoas inocentes suas vítimas.
Quanto ao serviço militar, no caso de uma agressão externa, o exército precisa estar pronto para defender o País. Por esse olhar, fica claro que, quando um militar usa de violência, ou até mesmo mata em função de suas atribuições legítimas, não comete pecado.
Graça e Paz!
Pr. Afonso Tavares
0 Comments

O PASTORADO FEMININO TEM BASE BÍBLICA?

12/23/2015

0 Comments

 
Antes de tudo, quero deixar claro aqui, que a minha postura não é machista, e, sim, bíblica. O que me levou a escrever sobre isso foi a leitura de um artigo no Blog da Rô Moreira, intitulado Mulheres Sábias. Sou pastor evangélico há aproximadamente 25 anos, Bacharel em Teologia e professor de interpretação bíblica.
No mundo moderno há uma tendência em se levar para dentro da Igreja os costumes e a cultura do mundo, no entanto, não devemos nos esquecer que a Igreja de Deus não deve ser regulamentada por tais costumes e culturas.
Por exemplo: Ser gay hoje em dia é cultural e costumeiro, então pergunto: Devemos ter pastores gays? Devemos ter pastores corruptos, porque ser corrupto é cultural no Brasil? Claro que não!!!
Mas as feministas com suas crenças tresloucadas e anti-bíblicas, acham que suas manias devem ser levadas para dentro da Igreja.
Vejamos o que a Bíblia diz:
Antigo Testamento
Não há sequer uma linha que aprove o sacerdócio feminino, vejamos os textos:
Êxodo capítulo 35,38 e 39
Levítico e Números (os livros inteiros), que são os que mais falam dos sacerdotes.
Enfim de Gênesis a Malaquias, todos eles falam de sacerdotes e não falam de "sacerdotisas".
Novo Testamento
Timóteo, Tito e Pedro falam de bispos e não de "bispas".
"Ele deu uns como apóstolos (masculino), e outros como profetas (masculino), e outros como evangelistas (masculino), e outros como pastores e mestres" (masculino). Efésios 4.11
O que se pode concluir por estes textos, é que a Bíblia não autoriza funções eclesiásticas para mulheres. A Igreja deve ser regulamentada segundo a vontade de Deus. Devemos afirmar o que a Bíblia afirma, e nos calar quando a Bíblia não afirma e não autoriza.
As mulheres são muito importantes no ministério evangelizando, fazendo visitas a enfermos, louvando a Deus e em muitas outras tarefas. As mulheres ajudavam no ministério de Cristo e foram as primeiras a contemplarem Cristo após a ressurreição.
Graça e Paz!
Pr. Afonso Tavares

0 Comments

A FUTILIDADE DE RITUAIS RELIGIOSOS (AMÓS 5.21-23)

12/10/2015

0 Comments

 
Porque o homem, insistentemente, tem tentado comprar a aceitação de Deus através dos seus próprios feitos, o ser humano veio a pensar até mesmo no seu relacionamento espiritual com Deus somente em termos externos. Os homens pensavam que, pela mera observação de algumas regras e regulamentações, por meio de certos rituais e pelo uso de certas palavras, eles podiam obter o favor de Deus.
O Senhor os alertou acerca dessa concepção errada nas palavras dos profetas. Ele os avisou que Ele desprezava as suas festas e os seus holocaustos vazios (Amós 5.21-22), o jejum falso (Isaías 58.4-5), a falsa devoção apenas da boca para fora (Jeremias 7.4). Ele ficou aborrecido com o cântico deles, onde eles somente falavam palavras enganadoras que não significavam nada para eles (Amós 5.23). Ele jurou fazer o cantar deles se tornar em desolação e fazer seus cânticos tornarem-se em canções de lamentação e luto (Jeremias 7.34).
Pr. Afonso Tavares
0 Comments

O QUE UM VERDADEIRO CRISTÃO DEVE FAZER A RESPEITO DE ASSUNTOS BÍBLICOS, DOS QUAIS, NINGUÉM TEM CERTEZA.

11/12/2015

0 Comments

 
Existem passagens bíblicas cujo significado não está claro, mesmo a doutores em interpretação bíblica. Devemos ignorá-los? Não. Então o que fazer? Devemos seguir as Leis da Hermenêutica. A Hermenêutica nos diz que, após aplicarmos todas as leis da interpretação a um determinado texto, se o resultado final for uma conclusão conflitante com os demais textos que tratam do mesmo assunto, então, a nossa interpretação está errada. Ocorre que, existem textos, que no final, chegamos sempre a uma situação conflitante. Estaria a Bíblia errada? Não. A Bíblia apresenta contradições? Não. Então porque não conseguimos chegar a uma correta interpretação? Vamos fazer algumas análises em forma de teses:
1) Nenhum ser humano pode interpretar toda a Bíblia fielmente; a Bíblia contém muitos textos que estão no campo da Escatologia (estudo dos acontecimentos que ocorrerão no tempo do fim), e, para ter plena certeza destes textos, teríamos que ser oniscientes, e, Onisciência é um atributo exclusivo de Deus.
2) A forma como eu entendo determinado texto, isto é, texto complexo, não é necessariamente o que a Bíblia diz.
3) Quando estiveres diante de alguém que diz: Eu sei tudo sobre Bíblia. Estas diante de um soberbo.
4) Este artigo, do qual trato está baseado em Deuteronômio 29.29. Leia-o.
5) Mesmo aos mais doutos é dificílimo admitir sua ignorância sobre determinados assuntos.
6) A Bíblia revela Deus, e, Deus se revela através dela, portanto, é justo que peçamos a Deus que nos revele a Sua Palavra (digo aqui a Bíblia como fonte da revelação divina, e não o que acontece nas pseudo-igrejas).
7) O Espírito Santo revela na Sua Palavra o que é necessário para nossa salvação.
8) Há coisas que estão encobertas na Bíblia, principalmente no campo da Escatologia.
9) Certo é, que como eleitos de Deus, nos encontraremos na eternidade, junto ao trono de Deus.
Graça e Paz!
Pr. Afonso Tavares  
0 Comments
<<Previous
Forward>>

    ARQUIVOS

    May 2016
    April 2016
    January 2016
    December 2015
    November 2015
    January 2015
    May 2014
    April 2014
    March 2014
    February 2014
    November 2013
    October 2013
    September 2013
    August 2013
    July 2013
    June 2013
    January 2013

Powered by Create your own unique website with customizable templates.