Pastor Afonso Responde!
  • Início
  • Textos
  • Curso Bíblicos
  • O que a Bíblia diz
  • Audios & Vídeos
  • Apoio
  • Mensagem do dia
  • Loja Virtual

Esposos s esposas chamados para cooperar na ordem de Deus

8/27/2013

0 Comments

 
6) Esposos e esposas chamados para cooperar na ordem de Deus (Cl 3.18-19,23-24)

Vós, mulheres, estai sujeitas a vosso próprio marido, como convém no Senhor.

Vós, maridos, amai a vossa mulher e não vos irriteis contra ela.

E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.

Os papeis exercidos pelos cônjuges não são escolhidos por eles, nem são culturalmente determinados. Foi Deus que os ordenou.

O código doméstico de Paulo contém os deveres dos membros da família, não os direitos. Regulamentos domésticos como estes não eram inauditos no mundo pagão. Nesta seção, entretanto, Paulo introduz Cristo como a nova meta e dinâmica da vida comportamento cristãos. Diante dele, cada pessoa participa igualmente da redenção, e através dele, as desigualdades e injustiças imorais são minadas e destinadas a desmoronar.

Um cristão presta serviço a outros como forma de servir a Jesus Cristo. Nestes versos, o relacionamento ao qual essa verdade se aplica especificamente é o relacionamento marido-mulher. O papel e exortação que Deus designa a um marido deve ser uma forma de servir sua esposa. Do mesmo modo, um papel e orientação distintos são dados à esposa, de acordo com a maneira que ela serve o marido.

Esses papéis não escolhidos nem designados pela cultura na qual uma pessoa vive: eles são designados por Deus como formas de manifestar a vida de Cristo na terra. Nesse cenário, a palavra submissão  adquire seu completo significado bíblico para a vida familiar: o marido e a mulher são submissos da mesma a Deus em cumprir os papéis que Deus lhes deu. Ao servir um ao outro, marido e mulher servem e honram a Cristo. A palavra “submeter” (gr. hupotasso) é formada com hupo (“sob”) e Tasso (“dispor de maneira organizada”). Neste contexto, descreve uma pessoa que aceita seu lugar sob a ordem disposta por Deus. Lembre-se também de que a ordem de Deus de se sujeitar não se limita apenas às esposas. Em Tg 4.7 e Ef 5.21, vemos a ordem aplicada a todos os crentes – em seus relacionamentos com os outros – e com Deus.

Saiba que a filosofia humana e a tradição religiosa errônea são contrarias a Cristo. Não se engane.

Agarre-se a Cristo e honre-o para agradar o Pai. Seja sábio em avaliar as “experiências espirituais”, sabendo que elas não devem causar orgulho ou elitismo. Conheça a importância do compromisso com uma igreja local e da submissão a uma autoridade espiritual correta. Entregue-se à ordem disposta por Deus no lar, na igreja e no local de trabalho.

0 Comments

Your comment will be posted after it is approved.


Leave a Reply.

    ARQUIVOS

    May 2016
    April 2016
    January 2016
    December 2015
    November 2015
    January 2015
    May 2014
    April 2014
    March 2014
    February 2014
    November 2013
    October 2013
    September 2013
    August 2013
    July 2013
    June 2013
    January 2013

Powered by Create your own unique website with customizable templates.