Pastor Afonso Responde!
  • Início
  • Textos
  • Curso Bíblicos
  • O que a Bíblia diz
  • Audios & Vídeos
  • Apoio
  • Mensagem do dia
  • Loja Virtual

Divórcio é o caso de um coração endurecido em relação a Deus (Mt 19.1-9)

9/1/2013

0 Comments

 
11) Divórcio é o caso de um coração endurecido em relação a Deus (Mt 19.1-9).

E aconteceu que , concluindo Jesus esses discursos, saiu da Galiléia e dirigiu-se aos confins da Judéia, além do Jordão.

E seguiram-no muitas gentes e curou-os ali. Então, chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o e dizendo-lhe: É licito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?

Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois , mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem.

Disseram-lhe eles: Então por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la?

Disse-lhes Ele: Moisés, por causa da dureza do vosso coração, vos permitiu repudiar vossa mulher; mas, ao princípio, não foi assim.

Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.

Por trás de cada divórcio existe dureza de coração com relação a Deus e, consequentemente em relação ao cônjuge, o que dá espaço para que o Diabo exagere as falhas do outro para favorecer a sua própria piedade.

Nesse texto, Jesus se volta com franqueza para um assunto essencial: a causa do divórcio é a dureza do coração. Por trás de todo casamento desfeito existe um coração obstinado em relação a Deus, depois obstinado em relação ao companheiro dessa pessoa. Desde o início, a intenção de Deus em relação ao casamento era que durasse a vida toda. Sendo assim, os crentes deveriam tomar o cuidado de escolher um companheiro eterno (ver 2 Co 6.14). Entretanto nenhum casamento será livre de diferenças e dificuldades a ponto de não terminar em divórcio se o marido e a esposa foram enganados a seguir suas inclinações naturais.

O Diabo exagerará nas falhas e deslizes de seu companheiro, semeará a suspeita e o ciúme, terá prazer com sua autocomiseração, insistirá em dizer que você merece algo melhor e insistirá na promessa vazia de que você estaria melhor com outra pessoa. Mas escute as palavras de Deus e lembre-se: Deus pode mudar os corações e extrair toda a resistência se você permitir.

No texto citado acima cabe a seguinte explicação: Os rabinos se dividiam na interpretação da lei do divórcio (Dt 24.1). Os seguidores da escola de Shammai sustentavam que o adultério era o único motivo para o divórcio; enquanto os liberais da escola de Hillel defendiam o divórcio por qualquer motivo, mesmo aversão pessoal.

A lei de Moisés era uma concessão às fraquezas humanas, e não tinha a intenção de facilitar o divórcio; pelo contrário era uma restrição ao divórcio fácil, oferecendo uma certa proteção à esposa.

0 Comments

Your comment will be posted after it is approved.


Leave a Reply.

    ARQUIVOS

    May 2016
    April 2016
    January 2016
    December 2015
    November 2015
    January 2015
    May 2014
    April 2014
    March 2014
    February 2014
    November 2013
    October 2013
    September 2013
    August 2013
    July 2013
    June 2013
    January 2013

Powered by Create your own unique website with customizable templates.