Pastor Afonso Responde!
  • Início
  • Textos
  • Curso Bíblicos
  • O que a Bíblia diz
  • Audios & Vídeos
  • Apoio
  • Mensagem do dia
  • Loja Virtual

Deus criou o ser humano à sua própria imagem.

8/22/2013

0 Comments

 
1) Deus criou o ser humano (macho/fêmea) à sua própria imagem (Gn 1.26-28)

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.

E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

Deus criou o ser humano como macho e fêmea, não um indivíduo solitário, mas duas pessoas.

Quando Deus disse façamos; Deus estava falando, não somente para aquilo que o Novo Testamento revela como Trindade, mas para todo o exército dos céus, incluindo os anjos. A expressão “nossa imagem”; refere-se, provavelmente, a qualidades tais como razão, personalidade e intelecto, além da capacidade de relacionar, ouvir, ver e falar. Tudo isto é característica de Deus, que ele escolheu reproduzir na raça humana. A expressão “domine sobre a terra”; refere-se ao fato de Deus ter criado o homem para ser um agente em seu Reino, para governar e dominar o resto da criação, inclusive as forças satânicas agressivas, que logo em seguida violariam as leis de Deus.

Estes versículos introduzem a expressão que é a pedra fundamental da compreensão bíblica do ser humano: imagem de Deus. A imagem de Deus é apresentada, antes e acima de tudo, em relação a um conceito social ou comunitário de Deus único. “E disse Deus (singular): Façamos (plural) o homem à nossa (plural) imagem. “Muitos estudiosos interpretam este uso tanto do singular com do plural como uma alusão à Trindade: um Deus, e mesmo assim uma comunidade de Pessoas.

Dando sequencia, Deus então cria o ser humano à sua própria imagem. Neste ponto de partida extremamente importante, a Escritura enfatiza um aspecto particular da natureza humana, ou seja, aquilo que corresponde ao aspecto social ou comunitário da natureza de Deus: Deus cria o ser humano como homem e mulher – Não um indivíduo solitário, porem duas pessoas. E mesmo assim, quando continuamos a leitura, nós descobrimos que os dois são, no entanto, “um” (ver 2.24).

A comunidade que reflete a imagem de Deus é uma comunidade espacial: a comunidade de um homem e uma mulher. Quando Deus escolheu criar o ser humano à sua própria imagem, ele criou um casamento, uma família. A comunidade da família é um reflexo da comunidade em Deus A sua identidade, vida e poder procedem de Deus.

0 Comments

Your comment will be posted after it is approved.


Leave a Reply.

    ARQUIVOS

    May 2016
    April 2016
    January 2016
    December 2015
    November 2015
    January 2015
    May 2014
    April 2014
    March 2014
    February 2014
    November 2013
    October 2013
    September 2013
    August 2013
    July 2013
    June 2013
    January 2013

Powered by Create your own unique website with customizable templates.