O poder e a autoridade de Deus colocam-se contra qualquer inimigo que venha a ameaçar o matrimônio.
Ainda fazeis isto: cobris o altar do Senhor de lágrimas, de choros e de gemidos; de sorte que ele não olha mais para a oferta, nem a aceitará com prazer da vossa mão.
E dizeis: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher do teu concerto.
Porque o Senhor, Deus de Israel, diz que aborrece o repúdio e aquele que encobre a violência com a sua veste, diz o Senhor dos Exércitos; portanto, guardai-vos em vosso espírito e não sejais desleais.
O poder e a autoridade de Deus colocam-se contra qualquer inimigo que venha a ameaçar o matrimônio.
Quando duas pessoas se casam. Deus se coloca como uma testemunha do casamento, selando-o com a palavra mais forte possível: concerto ou aliança. A “aliança” fala sobre a fidelidade e compromisso contínuos. Ela fica como uma sentinela divina sobre o casamento, para benção ou para julgamento.
O divórcio é aqui descrito como violência. Iniciar o divórcio causa violência ao propósito de Deus para o casamento e o cônjuge a quem alguém se juntou.
Contudo, onde quer que o marido e a esposa vivam de acordo com os votos do seu casamento, toda a força de um Deus que mantém a aliança fica atrás deles e em seu casamento. Que confiança saber que Deus sustenta o matrimônio. Seu poder e autoridade se colocam contra cada inimigo que, violentamente, o ameaçam de dentro ou de fora.
O relacionamento de casamento do concerto é altamente estimado pelo Espírito de Deus. Ele instrui os crentes a buscarem um parceiro crente para assegurar a santidade no casamento. Ele também requer um comportamento justo e fiel dentro das fronteiras do casamento. Deus aborrece as atitudes de um coração duro, que destroem esse sagrado concerto e produzem o divórcio.
Obedeça a Deus; case-se somente no Senhor. Seja amável e fiel para com seu cônjuge. Rejeite o divórcio como uma resposta para problemas conjugais. Honre seu concerto com Deus. Confie nele para restabelecer a esperança num casamento aparentemente “sem esperança”. Esteja desejoso por reaprender a amar, entender e perdoar.