Pastor Afonso Responde!
  • Início
  • Textos
  • Curso Bíblicos
  • O que a Bíblia diz
  • Audios & Vídeos
  • Apoio
  • Mensagem do dia
  • Loja Virtual

Feminismo Cristão?

2/6/2021

0 Comments

 

O Feminismo Cristão é mais uma das invenções diabólicas, e, visa tão somente contrariar as doutrinas bíblicas que explicitam o sacerdócio masculino e a autoridade do marido como cabeça do lar, por isso nossa sociedade vai se esfacelando. Satanás sabe que para obter sucesso é necessário a destruição do modelo de família instituído pelo Bíblia. Aliás, a destruição do modelo de família preconizado pela Bíblia, era defendido por Marx e Engels. A família tradicional é um empecilho para o avanço do Comunismo e do Feminismo.
Feminismo Cristão? Era só o que faltava!
Pr. Afonso Tavares
0 Comments

PRESBITERIANO: Significado do Termo

3/15/2019

0 Comments

 
​ 
“Presbiteriano” é o termo governamental eclesiástico, adotado pelas Igrejas Presbiterianas, cuja liderança é exercida pela assembleia de presbíteros, os quais se dividem entre presbíteros regentes (que governam) e presbíteros docentes (que ensinam), podem ser ministros ou pastores. Todavia, não há diferença entre os dois tipos em paridade eclesiástica, não sendo portanto, uma hierarquia. Os docentes têm algumas funções privativas, como a ministração dos sacramentos. As funções de ambos os tipos extrapolam os limites locais (nos conselhos) de cada Igreja, para o âmbito regional (presbitérios e sínodos) e para o âmbito nacional, atuando no Supremo Concílio.
Pr. Afonso Tavares
0 Comments

July 03rd, 2016

7/3/2016

0 Comments

 
Irresistibilidade é a qualidade daquilo que não pode ser resistido. Responda em sã consciência: O ser humano tem condições de resistir à Graça de Deus? O que aconteceu com Jonas? Disse Deus a Jonas: "Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. E Jonas se levantou para fugir de diante da face do Senhor para Társis; pagou, pois, a sua passagem e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, de diante da face do Senhor. Resumindo: Deus mandou uma grande tempestade sobre aquele mar, Jonas foi jogado do navio e engolido por um grande peixe, e, esse peixe o levou a Nínive".
Então me responda: O que prevaleceu? A vontade de Deus ou a vontade de Jonas?
Note que nessa reflexão, estou aprofundando o conceito de Graça Irresistível, propositalmente, para não somente mostrar que ela é irresistível, como também que ela vem acompanhada da irresistibilidade. Não sou atraído pela Graça porque quero ou mereço, mas porque Deus quer e Sua Vontade prevalece sobre a minha.
Se eu não fosse alcançado pela Graça de Deus, hoje estaria caminhando a passos largos para a condenação eterna.
Graça e Paz!
Pr. Afonso Tavares
0 Comments

As Religiões levam à Salvação?

6/8/2016

0 Comments

 
​Algumas pessoas acreditam que as religiões mundiais o islamismo, o cristianismo, o hinduismo, etc. são, apenas diferentes, mas igualmente boas, maneiras de adorar a Deus. Elas dizem que o hinduismo é o caminho de Deus para os orientais; que o islamismo é o caminho de Deus para os árabes; e que o cristianismo é o caminho de Deus para as civilizações ocidentais, etc.
Jesus, porém, disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6). Em outra ocasião, Jesus afirmou: "Se não crerdes que eu sou, morrereis nos vossos pecados" (João 8:24). Jesus enviou seus discípulos para pregar a todas as nações, ordenando a cada homem que se arrependa e obedeça ao evangelho (Mateus 28:18-20). Paulo disse que Deus ordena a todos os homens, em qualquer lugar, que se arrependam, porque o mundo será julgado por Jesus Cristo (Atos 17:30-31). O mínimo que pode ser dito é que Jesus declarou ser o caminho exclusivo da salvação para todas as pessoas, de todas as raças, em todas as nações. Você pode decidir rejeitar isto, mas já não crerá mais em Jesus, se fizer isso.
Realmente, se os homens pudessem ser salvos pelo islamismo, o hinduismo, o budismo, o taoismo ou qualquer outra coisa, Jesus não precisaria ter sido crucificado. O sacrifício de Cristo seria desnecessário, se um homem seguindo, cuidadosamente, os princípios do hinduismo pudesse ser salvo. Há um só Deus, um só Salvador, um só Senhor, um único caminho da salvação, um só evangelho, uma única esperança (veja Efésios 4:4-6). Muitas são as invenções e perversões dos homens.
Por outro lado, nem o Cristianismo em si, salva, pois a Salvação é ato exclusivo de Deus, de Sua Soberania, ou seja, Deus é Soberano na Salvação.
Graça e Paz!
Pr. Afonso Tavares
0 Comments

May 26th, 2016

5/26/2016

0 Comments

 
Essa pergunta dirigida por Pilatos a Jesus não necessitava de resposta; o próprio Pilatos não queria resposta para sua pergunta, uma vez que estavam ali dois conceitos de verdade antagônicos. Haja vista que imediatamente após a pergunta, ele se dirige aos judeus com seu falso senso de justiça: "Não acho nEle crime algum". Os conceitos de verdade descritos aqui são: Verdade Absoluta e verdade relativa.
Quando Jesus disse: "Eu Sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida" (João 14.6), Ele delineou o absolutismo da Verdade na Soberania de Deus. A Verdade Absoluta não se encontra na ciência, nem na filosofia. A Verdade Absoluta está em Deus, e, é dessa Verdade que Jesus trata em João 14.6.
A Verdade Absoluta permanece imutável nos eternos Decretos de Deus. É a mesma desde toda a eternidade passada, permanece a mesma durante todo o presente, e, será a mesma durante toda a eternidade futura. A Verdade de Deus permanece imutável independentemente da opinião ou crença humana, em oposição à verdade relativa.
Para os eleitos, a verdade relativa existe apenas para as coisas dessa vida, não para a sua fé, pois ele crê por meio da fé que a Verdade Absoluta está em Deus.
O conceito de verdade de Pilatos é divergente do conceito de Verdade de Jesus. A verdade para Pilatos, nada mais era do que aquilo que é palpável ou observável, em oposição Verdade que é Jesus, mesmo não sendo palpável nem observável.
No relativismo, afirma-se que o que é verdade para uns, pode não ser verdade para outros. 
Definitivamente a Palavra de Deus não é relativista, se alguém crê de forma diferente, é porque alguém está errado, mas a Palavra de Deus permanece Inerrante, Completa e Infalível. 
Graça e Paz!
Pr. Afonso Tavares
0 Comments

Até onde se estende a supervisão dos pastores?

4/22/2016

0 Comments

 
No Novo Testamento, homens com qualificações especiais reveladas pelo Senhor (veja 1 Timóteo 3:1-7; Tito 1:5-9) foram selecionados para supervisionar e cuidar dos seus irmãos. Estes homens foram chamados presbíteros ou bispos, e sua função era pastorear o rebanho de Deus (Atos 20:17,28; 1 Pedro 5:1-3). Pelo seu exemplo e ensinamento, eles eram encarregados da responsabilidade de guiar o rebanho no serviço do Senhor (Hebreus 13:7,17).
Tais homens eram selecionados nas igrejas locais (Atos 14:23; Filipenses 1:1). Observe que nunca lemos no Novo Testamento sobre um só homem pastoreando uma igreja; havia sempre mais de um (Atos 20:17; Filipenses 1:1). O propósito de Deus não era dar alguma posição de poder a algum homem, mas colocar bons homens na posição de olhar por seus irmãos.
Esses homens tinham que supervisionar o rebanho onde estavam (1 Pedro 5:2). Não há a mais leve sugestão de bispos nas igrejas primitivas tentando supervisionar ou comandar o trabalho de outras igrejas. Tais termos como igrejas matrizes, igrejas filiais, igrejas patrocinadoras e igrejas de missões são invenções humanas sem qualquer base bíblica. Quando pastores de uma igreja procuram supervisionar seus irmãos de outras congregações, eles estão indo além das instruções do Senhor. Ninguém, especialmente aqueles que guiam o povo de Deus, deve exceder o que Deus determinou (1 Coríntios 4:6; Colossenses 3:17).
Isto não significa que um bispo de uma igreja local não possa ensinar irmãos em outros lugares. Pedro serviu como presbítero no tempo em que ele escreveu sua primeira carta (1 Pedro 5:1). Presbíteros, como qualquer outro cristão, podem ensinar qualquer um, em qualquer lugar, a qualquer tempo. Mas os bispos não têm direito de pastorear mais do que o rebanho local no qual servem.
Hoje em dia, os sistemas de organização em muitas denominações são invenções humanas não autorizadas por Deus. Deus não ordenou hierarquias poderosas, direção centralizada ou bispos regionais. Ele autorizou grupos de homens qualificados a pastorear as congregações locais. Que possamos ter confiança no Senhor e seguir seu plano.
Graça e Paz!
Pr. Afonso Tavares
0 Comments

Como uma Igreja deve usar o seu dinheiro?

4/21/2016

0 Comments

 
​A igreja é a casa de Deus (1 Timóteo 3:15), e deve usar os seus recursos de acordo com as determinações do cabeça dessa família espiritual. Enquanto cada cristão decide como usar seu próprio dinheiro (Atos 5:4), o dinheiro da igreja deve ser usado exclusivamente para realizar obras autorizadas por Jesus.
Ao longo dos séculos, igrejas têm se envolvido em atividades de toda natureza. Muitas participam do mercado comercial. Abrem e mantêm empresas em diversos setores. Outras empregam seus recursos para obter e manter poder político, até dominando os governos de alguns países. Ainda outras se dedicam a grandes obras sociais, promovendo a saúde física, a educação ou até o lazer do homem. A lista de empreendimentos em nome de religião se tornou quase infinita.
Como em todas as outras questões de doutrina e prática, precisamos nos afastar desse quadro de tradições humanas e procurar respostas na palavra de Deus. O desejo do servo de Deus não é imitar as práticas das diversas igrejas ao nosso redor. Desejamos agradar ao nosso Rei, fazendo o que ele pede. Devemos lembrar e evitar o exemplo dos israelitas, que “rejeitaram os estatutos” de Deus e “seguiram as nações que estavam em derredor deles” (2 Reis 17:15).
Quando se trata do uso dos recursos da igreja, o padrão bíblico é simples. As primeiras referências ao dinheiro nas igrejas do Novo Testamento se encontram em contextos de necessidade material. Cristãos pobres, especialmente na Judéia, precisavam de ajuda para sobreviver. Inicialmente, os irmãos da própria congregação fizeram ofertas para ajudar (Atos 4:32-37). Em outras ocasiões, irmãos em outros lugares enviaram ajuda (Atos 11:27-30; 1 Coríntios 16:1-3; 2 Coríntios 8:1-4; 9:1-2). Dessa maneira, igrejas mais prósperas enviam dinheiro para suprir as necessidades dos irmãos em congregações mais pobres.
Mas o trabalho principal da igreja é espiritual. Não nos surpreende achar as igrejas na Bíblia empregando seus recursos para cumprir sua missão de divulgar a palavra e exaltar o nome de Deus. O Senhor mandou que as igrejas fossem ativas na esfera espiritual – pregando a palavra aos perdidos, edificando os santos e se reunindo para adorar o Criador e Redentor (1 Tessalonicenses 1:8; 1 Timóteo 3:15; 1 Coríntios 11:33-34; 5:4). As igrejas, obviamente, utilizavam seus recursos para obedecer o chefe da família. Igrejas hoje devem imitar as congregações do Novo Testamento e empregar seu dinheiro em obras espirituais (veja exemplos em 1 Coríntios 9:1-14; 2 Coríntios 11:8; Filipenses 4:15; 1 Timóteo 5:17-18).
Uma igreja pode e deve usar os seus recursos para fazer as obras ordenadas pelo Senhor. As igrejas que se envolvem em outras obras agem por vontade humana, não divina.
Graça e Paz!
Pr. Afonso Tavares
                                                              



 
 
0 Comments

Porque deixei o Pentecostalismo?

1/30/2016

0 Comments

 
Querido leitor, tentarei resumir as minhas experiências espirituais em poucas linhas, por isso, peço-te que tenhas paciência e me perdoes se faço agravo a alguém. Mas, antes, agrave aos homens, do que a Jesus Cristo, meu Senhor e Salvador.
Recebi a minha primeira incumbência para pastorear uma Igreja em 1987, era uma pequena congregação do campo de Jardim João XXIII - Butantã - SP. Era praxe dessa Denominação, primeiro colocar uma congregação sob sua responsabilidade para depois fazer a ordenação. A referida Denominação não tinha um ensinamento bíblico regulamentado, sendo que, cada obreiro pregava conforme o seu próprio entendimento.
A essa altura, eu sentia uma necessidade muito grande de ampliar meus conhecimentos teológicos, e, para isso, já havia comprado várias Bíblias de Estudo, inclusive a de Genebra (que sementinha hein?). Sentia a necessidade de fazer um Seminário, e, fui para o Batista. Foi providência divina, pois até hoje não sei como me aceitaram lá, apesar de ser o da Lagoinha, enfim concluí o Bacharelado. Deus tem a sua estranha forma de agir. Louvado seja Deus!
Completamente consubstanciado da doutrina Calvinista, assim me encontrava eu dentro daquela Denominação. Eu me sentia um pequeno Lutero, tentando mudar os estatutos e ensinamentos de uma Denominação extremamente legalista. Tornei-me professor da Escola Bíblica Dominical e da Escola de formação de obreiros. Contudo, decorreram-se 8 anos tentando mudar a postura da Denominação, algumas coisas consegui, mas a maioria não. Então veio a gota d'água.
Comecei a ser convidado a dar palestras em casas de recuperação para dependentes químicos e escolas. Visitas a hospitais sanatórios e asilos. Celebrar casamentos e batismos em locais administrados por ouras Denominações. Então, um dia após receberem a denúncia de um membro, de que eu fazia esses trabalhos, numa reunião o pastor presidente me disse: Ou o senhor pára com esses trabalhos, ou será imediatamente suspenso, nesse momento lembei-me das palavras de Pedro: "Mais importa obedecer a Deus do que aos homens" (Atos 5.29). Bati uma carta de renúncia ministerial e a enviei à diretoria, devolvendo-lhes as congregações as quais pastoreava. Hoje, faço um trabalho voluntário, juntamente com minha querida esposa, que sempre me apoiou.
Espero que esse testemunho penetre fundo nos corações daqueles que pensam estarem servindo a Deus, mas estão servindo ao homem.
A Doutrina Calvinista não coaduna com o Pentecostalismo, são fontes diferentes. Alguns escolhidos, através dos meus ensinamentos, que creio serem os de Cristo, já retirei de lá, e, creio que se o Senhor me permitir conseguirei tirar tantos mais. Louvado seja Deus!
Obrigado leitor pela tua paciência!
Graça e Paz!
Pr. Afonso Tavares
0 Comments

Opinião  sobre os debates (Desabafo)

1/20/2016

0 Comments

 
Todos têm o direito de discordar das minhas opiniões ou posições teológicas, isso é democrático e saudável para corrigirmos o rumo de nossa trajetória nesta terra, mas ninguém tem o direito de me lançar ofensas pessoais. Aliás, não têm o direito de lançar ofensas pessoais sobre ninguém.
Já participei de alguns debates em que fui obrigado a bloquear alguns opositores. Porque fiz isso? Porque essas pessoas partiram para ofensas pessoais, até com palavrões. A Bíblia diz: "A ira do homem não opera a justiça de Deus"(Tiago 1.20). 
Já debati com pessoas que não são cristãs extremamente educadas, e, pessoas que se dizem cristãs, mal-educadas, de cuja boca sai um rio de perversão. Jesus disse: "Mas o que sai da boca procede do coração" (Mateus 15.18).
Se você é de Cristo, então você se parece com Ele.
Graça e Paz! 
Pr. Afonso Tavares
​
0 Comments

Você quer estudar Hermenêutica Bíblica?

1/18/2016

0 Comments

 
Para testar como está a sua compreensão sobre os textos da Bíblia, deixarei algumas perguntas sobre o livro de Gênesis:
1) Quem foi o autor do Livro de Gênesis?
2) Quando foi escrito o Livro de Gênesis?
3) Qual o seu conteúdo?
4) Qual a aplicação pessoal deste Livro?
5) Como Cristo revela-se através de Gênesis?
6) Como o Espírito Santo age através de Gênesis?
7) Qual é o assunto principal do Livro de Gênesis?
Pesquise, estude e responda.
Deus te abençoe!
Graça e Paz!
Pr. Afonso Tavares
0 Comments
<<Previous

    ARQUIVOS

    May 2016
    April 2016
    January 2016
    December 2015
    November 2015
    January 2015
    May 2014
    April 2014
    March 2014
    February 2014
    November 2013
    October 2013
    September 2013
    August 2013
    July 2013
    June 2013
    January 2013

Powered by Create your own unique website with customizable templates.