O poder e o Reino não tornam alguém imune às dificuldades da vida, porém eles certamente oferecem a promessa de vitória.
Paulo ensinou a alegria e paz do Reino de Deus (Romanos 14.17), seu poder (1 Coríntios 4.20) e sua presente autoridade de fazer com que o crente triunfe sobre mal (2 Timóteo 4.18; Romanos 16.20). Também ensinou que o “povo do Reino” enfrenta provações, sofrimentos e nem sempre uma “vitória instantânea” (2 Tessalonicenses 1.5). O triunfo e a vitória podem caracterizar a atitude de cada cidadão do Reino de Deus, e a autoridade do Espírito Santo é dada para que se obtenha os mesmos resultados. Entretanto, Deus não prometeu uma vida sem lutas. O “domínio” sendo recuperado através da presença do Rei dentro de nós e ministrado pelo poder do Espírito Santo através de nós nunca foi ensinado pelos apóstolos como uma apropriação do sofrimento.
Esse texto nos relembra que a vitória apenas chega através da batalha, e o triunfo somente segue a provação. Apenas uma visão errônea sobre a verdade do Reino de Deus aparenta o contrário. Outra visão falha rende-se às circunstâncias negativas sobre a proposição de que somos predestinados a problemas e, portanto, deveríamos simplesmente tolerá-los. A Bíblia ensina que o sofrimento, provação e todas as outras dificuldades humanas são inevitáveis, mas a Palavra de Deus também ensina que essas podem ser superadas. A presença do Rei e do poder de Seu Reino em nossas vidas não nos torna invulneráveis, nem imunes às batalhas da vida. Mas, com isso, temos a promessa da vitória, provisão na necessidade, força para o dia e ajuda para curar, confortar e salvar.
Pr. Afonso Tavares