Deus é inescrutável e incompreensível. Que somos nós? Temos um conhecimento bíblico e teológico minúsculo e achamos que somos os tais, porque estudamos a Bíblia e vida dos reformadores.
Debatemos acirradamente contra outros cristãos sobre picuinhas teológicas, mas não temos autoridade para pregar contra o pecado, e, o pecado dos infiéis.
Não dizemos que entre os infiéis também há eleitos, que oportunamente serão convencidos pelo Espírito Santo? Sim, dizemos, mas não fazemos a nossa parte. "Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura". (Marcos 16.15)
Pense bem, se o profeta João voltasse em nossos dias, o que ele diria dessa religiosidade fria que está esparramada entre os que se dizem cristãos?
Nunca tivemos tanto conhecimento bíblico e nunca fomos tão vazios do poder da Palavra. "Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio conhecimento". (Provérbios 3.5)
Hoje estive pensando sobre os cristãos coptas egípcios que foram degolados pelo Estado Islâmico. Com certeza seriam tidos por hereges, pois não coadunamos com muitas das suas crenças.
Mas eles morreram defendendo aquilo que criam.
Então eu pergunto: E nós? Temos a mesma disposição para lutar por aquilo que cremos? "Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Oxalá que foras frio ou quente! Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca". (Apocalipse 3.15-16)
Respondam-me: Quem conhece melhor as Escrituras, Satanás ou nós?
Graça e Paz!
Pastor Afonso