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PRINCÍPIOS ESQUECIDOS DA REFORMA (PARTE 3)

12/14/2014

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O AXIOMA DAS ESCRITURAS

Mas os seus perseguidores não cederam. Demandaram uma resposta “sem chifres
ou dentes”. Eles receberam:
Já que vossa Majestade e vossas excelências desejam uma resposta breve,
vou responder-vos sem quaisquer chifres e dentes: A menos que seja
convencido pela Escritura e pela clara razão (não creio na autoridade de
papas ou concílios, pois eles têm freqüentemente errado e se contradito
mutuamente) naquelas passagens das Sagradas Escrituras que apresentei,
pois minha consciência é cativa da Palavra de Deus, não posso e não vou
me retratar de nada, pois não é seguro nem certo ir contra a consciência.
Aqui estou; não posso fazer outra coisa. Deus me ajude. Amém.
Um observador espanhol disse que Lutero, na escuridão da reunião, levantou suas
mãos acima de sua cabeça no gesto de triunfo usado pelos cavaleiros alemães. Alguns
observadores gritaram: “Ao fogo! Ao fogo!”.
A despeito dos esforços da “Santa Igreja Apostólica”, Lutero não foi queimado
vivo, como muitos outros santos tinham sido assassinados pela Igreja Romana por séculos.
Ele viveu outros 25 anos, escrevendo, traduzindo e organizando. Desses escritos, e dos
escritos de outros Reformadores, vieram o que são geralmente considerados os princípios
da Reforma: justificação pela fé somente, salvação pela graça somente por meio dos
méritos de Cristo somente, tudo para a glória de Deus somente. E esses princípios são as
verdades cristãs mais importantes que têm sido abafadas pelo Anticristo por um milênio.
São verdades que estão sob ataque hoje por homens que alegam ser cristãos e protestantes,
alguns dos quais são pastores de igrejas nominalmente Reformadas.
Mas há outros princípios da Reforma, até mais fundamentais que esses, e podem
ser vistos na peroração de Lutero. Primeiro, ele declara sua aceitação axiomática das
Escrituras: “A menos que seja convencido pela Escritura e pela clara razão…”. A Escritura
era o ponto de partida axiomático de Lutero, sua única autoridade. Ele falou tanto sobre
esse princípio que o mesmo ficou conhecido como o Schriftprinzip. Aqui estão umas poucas
de suas considerações sobre o axioma da Escritura (os números seguindo cada parágrafo
são os números do parágrafo em What Luther Says, um compêndio de seus escritos):
A questão de suprema importância para nós é apreciar o valor e uso da
Escritura, isto é, saber que ela é um testemunho a todos os artigos de
Cristo, e o mais alto testemunho – que excede de longe todos os milagres.
Cristo indica isso ao homem rico (Lucas 16:29-31)…Os mortos podem nos
enganar, mas a Escritura não… Assim, Cristo quer enfatizar isso bem mais
que sua aparição. Ele não diz: Por que você não quer crer na mulher que lhe
disse que eu ressuscitei? Nem diz: Por que você não quer crer nos anjos que
testemunharam minha ressurreição? Ele os dirige simplesmente de si
mesmo para a Palavra e a Escritura.
Mesmo que as pessoas colocassem todos os livros de todas as faculdades
sobre a Terra diante de nós, ainda não poderíamos adquirir deles um
conhecimento da origem de Adão, do pecado e da morte, ou do efeito do
pecado; pois somente a Escritura Sagrada ensina essas coisas. Esse é o
motivo pelo qual devemos estudá-la, pois nos tornaremos mais sábios que o
resto inteiro do mundo. Quem não consulta a Escritura não saberá nada.
Podemos ver quão ricamente Cristo recompensou os papistas por chamar
sua Escritura de obscura, perigosa e desviante. Ele deixou que eles lessem
um pagão morto [Aristóteles] nos quais escritos não existe nenhuma ciência
real [conhecimento], mas pura escuridão. E o que eu disse é o melhor que
pode ser dito de Aristóteles. Não direi nada das passagens nas quais ele é
absolutamente venenoso e mortífero. Todas as escolas para aprendizado
avançado merecem ser reduzidas ao pó. Nada mais infernal e satânico que
jamais veio ou virá sobre a Terra.
Deveríamos observar com cuidado particular que os apóstolos atribuíram
tamanha autoridade à Escritura que não estamos sob a obrigação de aceitar
nada que não esteja afirmado nela… deveríamos da mesma forma rejeitar
todas as doutrinas não-escriturísticas.
A Escritura deve ser entendida somente através daquele Espírito que a
escreveu. Esse Espírito você não pode encontrar mais certamente e ativo do
que nas Sagradas Escrituras, que ele mesmo escreveu. Nosso esforço,
portanto, não deve ser colocar a Escritura de lado e dirigir nossa atenção
aos escritos meramente humanos dos Pais. Pelo contrário, colocando todos
os escritos humanos de lado, deveríamos gastar mais tempo e trabalho
persistente nas Santas Escrituras somente… Ou digam-me, se puder, quem
é o juiz final quando as declarações dos Pais se contradizem? Nesse evento,
o julgamento da Escritura deve decidir a questão, algo que não pode ser
feito se não dermos à Escritura o primeiro lugar… assim, quando ela é o
seu próprio intérprete, é mais certa, clara e facilmente entendida, aprovando,
julgando e iluminando todas as declarações de todos os homens…
Portanto, nada exceto as palavras divinas devem ser o primeiro princípio
para os cristãos; todas as palavras humanas são conclusões extraídas delas e
devem ser testadas e aprovadas por elas.
A doutrina da Escritura deve ser aprovada, mesmo que Herodes a
apresentasse e cometesse nada senão assassinatos. Da mesma forma, por
outro lado, a doutrina dos homens não deve ser aprovada, mesmo que S.
Pedro, Paulo ou um anjo a apresentasse e produzisse um dilúvio de milagres.
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    Pastor Afonso

    Sou Pastor Evangélico ha mais de 20 anos, com formação em Teologia 

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