A MÚSICA E OS MÚSICOS NO TEMPO DE LUTERO
Lutero estava familiarizado com a música de sua época. Parece que seu
compositor predileto era Josquin des Prez (falecido em 1521), de quem disse:
“Josquin é um mestre das notas, as quais devem expressar o que ele deseja;
por outro lado, outros compositores de corais têm que fazer o que as notas
ditam”.23 Noutra ocasião Lutero escreveu sobre a música de Josquin:
O que é lei não faz progresso, mas o que é evangelho faz. Deus tem
pregado o evangelho através da música também, como pode ser
visto em Josquin, de quem todas as composições fluem livremente,
tranqüilamente e alegremente, não são forçadas ou limitadas por
regras e são quais o canto do tentilhão.24
Outro compositor que Lutero admirava era Ludovico Senfl, também
músico católico como Josquin. Para o compositor Ludovico Senfl Lutero
enviou uma carta solicitando um arranjo coral de uma antífona gregoriana.
Nesta carta Lutero expressa algumas idéias sobre o valor espiritual da
música. Eis alguns trechos da carta:
Não há dúvida de que há muitas sementes de boas qualidades nas
mentes daqueles que são movidos por música. Aqueles, porém, que
não são movidos [por música] eu creio que definitivamente são quais
tocos [de madeira] e blocos de pedra. Pois sabemos que música também
é odiosa25 e insuportável aos demônios. Na verdade julgo francamente,
e não hesito em afirmar que, excetuando a teologia, nenhuma arte poderia
ser colocada no mesmo nível com a música, uma vez que excetuando
a teologia [a música] sozinha produz o que de outra maneira somente a
teologia pode fazer, a saber, uma disposição calma e alegre ... Esta é a
razão por que os profetas não fizeram uso de outra arte exceto música;
quando expuseram sua teologia eles não a fizeram como geometria,
nem como aritmética, nem como astronomia, mas como música, de
maneira que eles seguraram teologia e música firmemente conectadas
e proclamaram a verdade através de salmos e canções.26
João Walter foi o primeiro chantre luterano. Era colaborador de Lutero
na área da música. Em 1524 Walter publicou uma coleção de 32 hinos
alemães e cinco latinos; eram músicas corais polifônicas para as quais Lutero
escreveu o prefácio.27 Em 1525 Lutero solicitou a ajuda de Walter no preparo
da música para a Missa Alemã.
23 Walter E. Buzin, Luther on Music. Citado por Carl F. Schalk in Luther on Music: paradigms
of praise, p. 21.
24 LW 54:129-30.
25 Além da teologia sadia.
26 LW 49:427-28.
27 O Geistliches Gesängbüchlein (“Pequeno Hinário Espiritual”) ou Wittenberger Gesangbuches
von 1524 (“Hinário Wittenberguense de 1524”). Martinho Lutero; obras selecionadas,
7:479-80.
12
Igreja Luterana - nº 1 - 2003
Jorge Rhau era o chantre na Igreja de São Tomás em Leipzig quando
houve o famoso debate (1519) de Leipzig entre Lutero e João Eck. Tornouse
o mais importante editor de música para o movimento da Reforma.
Lutero tinha grande apreço pelos bons compositores de sua época.
Muitos ele conhecia pessoalmente, correspondia-se com eles, consideravaos
seus amigos e colaboradores. Via nas suas obras um louvor a Deus
pelas suas maravilhosas composições e dons.
Lutero estava familiarizado com a música de sua época. Parece que seu
compositor predileto era Josquin des Prez (falecido em 1521), de quem disse:
“Josquin é um mestre das notas, as quais devem expressar o que ele deseja;
por outro lado, outros compositores de corais têm que fazer o que as notas
ditam”.23 Noutra ocasião Lutero escreveu sobre a música de Josquin:
O que é lei não faz progresso, mas o que é evangelho faz. Deus tem
pregado o evangelho através da música também, como pode ser
visto em Josquin, de quem todas as composições fluem livremente,
tranqüilamente e alegremente, não são forçadas ou limitadas por
regras e são quais o canto do tentilhão.24
Outro compositor que Lutero admirava era Ludovico Senfl, também
músico católico como Josquin. Para o compositor Ludovico Senfl Lutero
enviou uma carta solicitando um arranjo coral de uma antífona gregoriana.
Nesta carta Lutero expressa algumas idéias sobre o valor espiritual da
música. Eis alguns trechos da carta:
Não há dúvida de que há muitas sementes de boas qualidades nas
mentes daqueles que são movidos por música. Aqueles, porém, que
não são movidos [por música] eu creio que definitivamente são quais
tocos [de madeira] e blocos de pedra. Pois sabemos que música também
é odiosa25 e insuportável aos demônios. Na verdade julgo francamente,
e não hesito em afirmar que, excetuando a teologia, nenhuma arte poderia
ser colocada no mesmo nível com a música, uma vez que excetuando
a teologia [a música] sozinha produz o que de outra maneira somente a
teologia pode fazer, a saber, uma disposição calma e alegre ... Esta é a
razão por que os profetas não fizeram uso de outra arte exceto música;
quando expuseram sua teologia eles não a fizeram como geometria,
nem como aritmética, nem como astronomia, mas como música, de
maneira que eles seguraram teologia e música firmemente conectadas
e proclamaram a verdade através de salmos e canções.26
João Walter foi o primeiro chantre luterano. Era colaborador de Lutero
na área da música. Em 1524 Walter publicou uma coleção de 32 hinos
alemães e cinco latinos; eram músicas corais polifônicas para as quais Lutero
escreveu o prefácio.27 Em 1525 Lutero solicitou a ajuda de Walter no preparo
da música para a Missa Alemã.
23 Walter E. Buzin, Luther on Music. Citado por Carl F. Schalk in Luther on Music: paradigms
of praise, p. 21.
24 LW 54:129-30.
25 Além da teologia sadia.
26 LW 49:427-28.
27 O Geistliches Gesängbüchlein (“Pequeno Hinário Espiritual”) ou Wittenberger Gesangbuches
von 1524 (“Hinário Wittenberguense de 1524”). Martinho Lutero; obras selecionadas,
7:479-80.
12
Igreja Luterana - nº 1 - 2003
Jorge Rhau era o chantre na Igreja de São Tomás em Leipzig quando
houve o famoso debate (1519) de Leipzig entre Lutero e João Eck. Tornouse
o mais importante editor de música para o movimento da Reforma.
Lutero tinha grande apreço pelos bons compositores de sua época.
Muitos ele conhecia pessoalmente, correspondia-se com eles, consideravaos
seus amigos e colaboradores. Via nas suas obras um louvor a Deus
pelas suas maravilhosas composições e dons.