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O Reino de Deus se opõe à solicitude desta vida

2/27/2016

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Deus preparou um povo para a vinda do Messias; esse povo foi instruído a aguardar o cumprimento das profecias;
João Batista foi o arauto de Deus, enviado para proclamar a chegada do Messias, inaugurando a chegada do Reino
de Deus na terra. Jesus veio implantar o Reino de Deus como Luz do mundo, foi apresentado no batismo de João
(João 1.29), proclamando o arrependimento.
Mateus, chamado Levi, era cobrador de impostos, judeu, na Galileia. A característica predominante do seu
evangelho, é a visão de Jesus, como Rei prometido. O Evangelho ou Boas Novas da Salvação é para os judeus e
posteriormente para todo o mundo. O propósito do Evangelho é mostrar que Jesus, a quem os judeus mataram é o
Messias prometido. Nos capítulos 5 a 7, é manifestado o Reino de Deus, objeto de estudo desta apostila. O Sermão
da Montanha nos diz quem são os súditos do Reino, quais as suas verdades fundamentais e como se encontram
neles. O manifesto do Rei, também fala da doutrina e do caminho para o Reino, com as direções e os avisos.
Mateus 6:33: Uma das frases fundamentais mais características do Evangelho: Buscar o Reino de Deus, quer dizer
confiar de entrar nele pessoalmente e, então, convidar outros. A justiça de Deus é aquela perfeita justiça de Cristo
que Ele imputa a todo eleito (Romanos 3:21-22).
Às coisas referem-se principalmente às necessidades da vida, mencionadas nos versículos 25 e 31 que tão somente
se tornam a maior preocupação do homem. Os réprobos com suas atitudes mundanas e profanas é que se
preocupam. Deus garante o sustento material de todos quantos cumprirem as condições ditadas por Ele e muitas
vezes provê muito mais. Assim, o cristão não deve preocupar-se com o futuro, pois o presente já traz dificuldades e
tentações.
Marcos 1:15: Jesus começou a proclamar as Boas Novas de Deus que já passara o tempo da esperança e que já tinha
chegado o anelado Reino de Deus. A luz do advento deste Reino era que todos se arrependessem e cressem, o que
expressava a responsabilidade deste governo divino no coração humano e na sociedade.
Mateus 5:3-11: No início, quanto aos pobres de espírito, o evangelho anela aos que compreendem sua necessidade
e estão prontos a depender de outros para as necessidades da vida espiritual (Isaías 57:15).
--- Os que choram, refere-se aos que estão convictos do pecado ou que lamentam a condição pecaminosa do mundo
(Isaías 61:3; Salmo 126:5).
--- Os mansos, refere-se aos que se interessam pelo próximo, famintos e sedentos na nova terra conforme 2 Pedro
3:13.
--- Os limpos de coração, onde Deus requer santidade, o que é possível somente pelo novo nascimento e que verão a
Deus, conforme João 14:9 e 1 João 3:2.
---Os pacificadores reflete os que efetuam a paz entre Deus e os homens, por meio de Cristo, pela proclamação aos
homens da reconciliação do Evangelho e também compreendendo a paz entre os homens, apesar do cristão ser alvo
de perseguições.
Lucas 6:20-23: A narrativa de Lucas começa com as bem-aventuranças, seguida por uma série de “ais”, salientando o
contraste de caráter entre aqueles que pertencem ao Reino de Deus e aqueles que vivem para o mundo presente, e
por outro lado, o contraste entre a felicidade que é a porção de uma classe e a miséria que aguarda a outra classe.
2
ANÁLISE DE TEXTO 1:
*Mt 6:33 – Mas, buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
BUSCAI – Grego “zeteo” – Significa procurar a fim de encontrar, para descobrir pelo pensamento, meditação,
raciocínio; investigar com empenho; empenhar-se em procurar e requerer, pedindo enfaticamente, algo de Deus.
PRIMEIRO – Grego “próton” – Significa primazia em tempo, lugar em qualquer sucessão de coisas/pessoas, primeiro
em posição, influência e honra.
REINO – Grego “basileia” – Significa poder real, realeza, domínio, governo; diferente dos reinos existentes na
atualidade. Refere-se ao direito ou autoridade para governar sobre um reino, do poder real de Jesus como Messias
triunfante e do poder real e da dignidade conferida aos cristãos no reino do Messias.
JUSTIÇA – Grego “dikaiosune” – Significa: estado daquele que é como deve ser, justiça, condição aceitável para Deus
pela doutrina que trata do modo pelo qual o homem pode alcançar um estado aprovado por Deus em integridade;
virtude; pureza de vida; justiça; pensamento, sentimento e ação corretos e num sentido restrito, justiça ou virtude
que dá a cada um o que lhe é devido.
TODAS AS COISAS – Grego “pás tauta”—Significa cada, todo, algum, geralmente usada para significar que Cristo
redimiu alguns de todas as classes; alguns judeus, gentios, ricos, pobres, e não restringiu sua redenção a judeus ou
gentios.
SERÃO ACRESCENTADAS – Grego “prostithemi” – Significa adicionar; juntar-se em companhia, o número de
seguidores ou companheiros de Jesus.
Graça e Paz!
Pr. Afonso Tavares
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