Pastor Afonso Responde!
  • Início
  • Textos
  • Curso Bíblicos
  • O que a Bíblia diz
  • Audios & Vídeos
  • Apoio
  • Mensagem do dia
  • Loja Virtual

O BEM ESQUERDO OU À ESQUERDA

8/26/2014

0 Comments

 


Os adversários aqui descritos vivos (quanto antes consideramos os que já estão condenados e se tornaram semelhantes aos demônios). É preciso encarar a estes com um sentimento diferente, e deve ser visto seu bem duplo. Em primeiro lugar, que eles têm abundância de bens temporais, de sorte que também os profetas quase são levados à inveja pelos bens deles, segundo Sl 73.2s.: “Meus pés quase resvalaram, quase meus passos se desordenaram, pois invejei os iníquos ao ver a paz dos pecadores”.  E mais adiante: “Eis que eles são pecadores e, tendo em abundância no mundo, obtiveram riquezas”(V.12)Jr 12.1: “Decerto és justo, Senhor, ainda que eu dispute, contigo. Assim  mesmo quero falar-te coisas justas; Por que prospera o caminho dos ímpios? Bem estão todos aqueles que prevaricam e agem iniquamente”.

Por que derrama Deus sobre eles tantos bens, gratuitamente, e os desperdiça, a não ser para nos consolar e mostrar quão bom Ele é para aqueles que são retos de coração, como diz o mesmo Sl 73? Aquele que é tão bom para com os maus, quanto mais será bom para com os bons! Apenas com a diferença de que não atormenta os maus com nenhum mal, enquanto tenta os bons com muitos males, para que reconheçam que Ele lhes é bom não apenas nos bens presentes, mas também nos bens ocultos e futuros, e para que digam com o mesmo Salmo: “Para mim é bom estar ligado a Deus, pôr no Senhor minha esperança” (Sl 73.28), como se dissesse: “Ainda que eu tenha que sofrer algo do que vejo livres aqueles, assim mesmo confio que Deus será muito melhor para mim do que para eles”. E assim os bens visíveis dos maus nos são um incentivo para esperar os bens invisíveis e para desprezar os males que sofremos, do mesmo modo como Cristo nos ordena, em Mt 6.26s., observar as aves do céu e os lírios do campo, dizendo: “Se, pois, Deus veste desta maneira o feno, que hoje existe e amanhã é lançado no forno, quanto mais a vós, de pequena fé”! Por isso, pela comparação dos bens que os maus têm em abundância com o mau que nós sofremos, é exercitada nossa fé e obtida a consolação em Deus (a única santa). Até este ponto todas as coisas têm que cooperar para o bem dos santos.

O outro bem, mais maravilhoso ainda, é que os males deles são bens para nós, pela providência de Deus por nós. Pois ainda que os pecados deles sejam escândalos para os mais fracos, para os mais fortes são exercícios da virtude e ocasião para a luta e maior mérito. “Pois beato é o homem que suporta a tentação, porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida”. (Tg 1.12) E que tentação maior haveria do que aquela multidão de péssimos exemplos? Por causa disso, afinal, o mundo é chamado de um dos inimigos dos santos de Deus, porque, com suas seduções e obras ímpias, nos incita, provoca e alicia do caminho de Deus para seu caminho, como está escrito em Gn 6.2: “Os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram belas”, e se fizeram carne. E em Nm 25.1: “Os filhos de Israel caíram com as filhas dos moabitas”, de sorte que nos é salutar sermos sempre pressionados por algum incômodo, para que não ruamos ofendidos pelos escândalos do mundo e, enfraquecidos, pequemos. Assim Ló é recomendado por Pedro em 2 Pe 2.7 porque sofreu muitas coisas por causa dos péssimos exemplos dos sodomitas, de sorte que, por meio disso, cresceu em sua justiça. Portanto, é necessário que venham estes escândalos que nos realizam a luta e a vitória. Não obstante, “ai do mundo por causa dos escândalos”! (Mt 18.7) Se, pois, Deus nos consegue tantos bens nos pecados dos outros, quanto mais deve ser crido de todo o coração que ele há de operar nosso bem em nossos incômodos, ainda que o sentimento e a carne julguem outra coisa!

O mundo nos oferece não menos bens a partir do outro lado de seus males, que é a adversidade. Pois aos que não pode devorar com suas seduções nem incorporar a si com os escândalos, a estes tenta expelir com sofrimentos e expulsar com os males dos castigos, sempre, porém, intentando o engano pelo exemplo dos pecadores ou o flagelo pelo tormento dos castigos. Este, pois, é o monstro quimera, cuja cabeça é feminina e sedutora, tem a barriga leonina e truculenta, a cauda de serpente mortífera, porque o fim do mundo, tão voluptuoso quanto tirânico, é veneno e morte sempiterna. Assim, pois, como Deus nos faz descobrir nossos bens nos pecados do mundo, da mesma forma também as perseguições por parte dele não são inúteis e em vão, mas ordenadas para incrementação de nossos bens, para que sejam obrigadas a nos favorecer justamente com aquilo com que nos querem prejudicar, como o B. Agostinho diz a respeito das crianças assassinadas por Herodes: “Ele jamais poderia ter sido tão útil por meio de obséquios quanto foi útil pelo ódio”. E a B. Ágata foi par o cárcere gabando-se, como se fosse a um banquete, argumentando do seguinte modo: “Se não fizeres teus carrascos agarrar firmemente meu corpo, minha alma não pode entrar no paraíso com a palma, tal como o grão não é recolhido ao armazém se não for privado de sua casca e fortemente malhado no eirado”.

No entanto, que falamos aqui de coisas insignificantes, quando vemos que neste assunto concordam toda a Escritura, os escritos e ditos de todos os pais, os atos e obras de todos os santos? Para os crentes são mais úteis aqueles que mais os prejudicam, desde que sejam suportados corretamente. Como diz Pedro em 1 Pe 3.13: “Quem é que vos prejudicará se fordes zelosos do bem”? SL 89.23: “O inimigo nada conseguirá nele, e o filho da iniquidade não ousará causar-lhe dano”. Como, porém, não causará dano quando, inclusive, mata com frequência? Porque, prejudicando, é útil ao máximo. Assim vemos que em toda parte vivemos em meio de bens, se formos prudentes, e, ao mesmo tempo, no meio de males; a tal ponto todas as coisas são maravilhosamente ordenadas pelo magistério da bondade divina.

OBRAS SELECIONADAS DE LUTERO VOLUME 2 TÁBUA 2 CAPÍTULO 5 PG 41-43 “O PROGRAMA DA REFORMA”

0 Comments



Leave a Reply.

    Picture

    Archives

    June 2016
    May 2016
    April 2016
    March 2016
    February 2016
    January 2016
    December 2015
    November 2015
    October 2015
    September 2015
    August 2015
    July 2015
    June 2015
    May 2015
    April 2015
    March 2015
    February 2015
    January 2015
    December 2014
    November 2014
    October 2014
    September 2014
    August 2014
    July 2014
    June 2014
    May 2014
    March 2014
    February 2014
    January 2014
    December 2013
    November 2013
    October 2013
    September 2013
    June 2013
    May 2013

    Pastor Afonso

    Sou Pastor Evangélico ha mais de 20 anos, com formação em Teologia 

    Categories

    All

    RSS Feed

Powered by Create your own unique website with customizable templates.