O papel de Lutero para a música e o culto do século XVI foi importante.
Lutero está no centro de um novo movimento musical que iria influenciar
profundamente a nova igreja a se formar: a Igreja Luterana. Lutero não era
apenas um apreciador de música. Ele mesmo era músico e compositor. Ele abriu
o caminho para uma nova música que iria desenvolver-se na Igreja Protestante.
Dentre os reformadores do século XVI, Lutero é o único a enfatizar e
usar a música como um dom excelente de Deus para ser usado com a
proclamação da palavra bem como para o nutrimento da vida cristã e para
o louvor de Deus.
Eu certamente gostaria de louvar a música com todo o meu coração
como um excelente dom de Deus que é e recomendá-la a todos.
Mas eu estou tão maravilhado pela diversidade e magnitude de suas
virtudes e benefícios que ... quanto mais eu quero recomendá-la,
meu louvor está limitado a ser deficiente e inadequado ... Pois se
você deseja confortar os tristes, aterrorizar os contentes, encorajar
os desesperados, humilhar os orgulhosos, acalmar os violentos, ou
apaziguar aqueles cheios de ódio ... que meios mais efetivos que a
música você pode achar?2
Calvino permitiu a música na igreja com relutância e Zuínglio baniu a música
do culto. No entanto, para Lutero a música vinha logo após a teologia em
importância: “logo depois da Palavra de Deus a música merece o mais alto louvor”.3
Lutero tinha grande apreço pela liturgia histórica. Ele teve música em
casa e nos seus estudos antes e durante sua vida monástica. Aprendeu a
cultivar a música. Por isso estimulava o ensino do canto gregoriano bem
como de músicas polifônicas tradicionais, além dos hinos congregacionais.
Portanto, tanto a arte sofisticada quanto o canto congregacional simples
estavam presentes no culto de Lutero. Disto resultou, com o passar do
tempo, uma tradição musical de grande profundidade e riqueza.
Lutero tinha preocupação de tornar a música uma arte prática que
transmitisse a palavra. Afirma Carl Schalk:
Concentrando-se na estreita associação da música com a palavra,
Lutero trouxe profundos novos discernimentos para a música na
vida cristã, livrou-a de uma variedade de idéias que restringiam e
confiavam seu uso no louvor de Deus e fez dela uma atividade viva
como viva vox evangelii, a “viva voz do evangelho”.4
2 Prefácio ao Symphoniae iucundae de George Rhaus (1538), Luther’s Works 53:321-323.
Daqui em diante esta obra será citada abreviadamente LW.
3 LW, 53:323.
4 Carl Schalk, Luther on Music: paradigms of praise, pp. 10-11.
7
Igreja Luterana - nº 1 - 2003
LUTERO EM CASA E NA ESCOLA EM MANSFELD
Lutero cresceu numa família pobre e piedosa de camponeses. A única
evidência do uso da música em sua casa é uma pequena canção cantada
por sua mãe. O conteúdo desta canção é o seguinte:
Se o povo não gosta de você e de mim,
A responsabilidade deve estar conosco.5
Na escola elementar em Mansfeld um aluno aprendia “somente quatro
coisas: ler, escrever, canto e latim”.6 O canto era uma ênfase porque “pela
tradição os estudantes tinham que tomar parte como cantores em todos os
ofícios eclesiásticos”.7 Carl Schalk faz uma sinopse dos estudos musicais
nas escolas da época:
A música naturalmente desempenhava uma parte importante no
treinamento dos estudantes. Ensinava-se a eles a liturgia católica
bem como a participação nas procissões coloridas e eram dados os
treinamentos para todos os ofícios regulares e especiais celebrados
durante o ano eclesiástico. Além disso, os estudantes também
aprendiam os rudimentos da teoria musical, aprendendo os tons dos
salmos junto com os elementos iniciais da música. Em algumas
escolas também eram praticados o contraponto e o canto em
diversas vozes. Grande parte da instrução musical era também
naturalmente de natureza religiosa, conduzida pelo chantre, que
entendia a liturgia latina e era bem versado em música.8
MAGDEBURGO, EISENACH E ERFURT
Em 1497, com 14 anos, Lutero estudou em Magdeburgo. Desta época
não sabemos nada sobre o conteúdo específico de suas aulas. No entanto,
sabe-se que na época o currículo era semelhante em todas as escolas e que
a música sempre estava presente.
Em 1498 Lutero é enviado para a escola em Eisenach. Neste local,
além das disciplinas da época, Lutero se junta a um dos coros da escola, o
Kurrende, a maior parte jovens sob a liderança de um monitor. Iam de
casa em casa cantando e pedindo donativos; cantavam também em
casamentos e funerais de burgueses ricos recebendo uma pequena
remuneração. Em Eisenach Lutero é recebido por Ursulla Cotta, o que lhe
dá mais tempo para os estudos. Também nesta cidade ele tem a influência
de João Braun, vigário da Igreja de Santa Maria, “cujo amor por poesia e
5 Roland Baiton, Here I Stand: A Life of Martin Luther, p. 24.
6 Heinrich Boehmer, The Road to Reformation. Citado por Carl F. Schalk in Luther on Music:
paradigms of praise, p. 12.
7 Ibid.
8 Carl Schalk, Luther on Music: paradigms of praise, p. 13.
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Igreja Luterana - nº 1 - 2003
música representou interesses culturais mais amplos do que Lutero tinha
anteriormente experimentado”.9
Na primavera de 1501, antes de completar 18 anos, Lutero matricula-se na
Universidade de Erfurt, entrando para o departamento de artes liberais. Do
curso faziam parte as obras de Aristóteles em filosofia natural, metafísica, filosofia
moral e as ciências do antigo quadrivium – geometria de acordo com Euclides,
aritmética, música de acordo com João de Merus e Tinctoris e astronomia.
Crotus, relembrando o colega Lutero neste período, escreveu alguns anos mais
tarde: “Você era o músico e o filósofo erudito de nosso círculo”.10
O “MOSTEIRO NEGRO”
Uma vez no convento, Lutero tinha que se submeter aos exercícios
religiosos regulares diariamente. Eram as Horas de Oração, sete vezes ao
dia, nas quais o canto sempre estava presente.
No dia 2 de maio de 1507, no Domingo Cantate, Lutero relembra: “Eu
cantei minha primeira missa”.11 O convento onde Lutero estava era dos
agostinianos e eles se orgulhavam e eram famosos pela sua Salmodia.
Coincidência ou não, quando Lutero passou a ser professor, suas primeiras
preleções foram baseadas nos salmos. Em 1524, no seu último ano como
membro dos agostinianos na ordem dos eremitas, ele escreveu:
Se eu tivesse filhos e tivesse condições, não deveriam aprender
apenas as línguas e história, mas também deveriam aprender a cantar
e estudar música com toda a matemática.12 Pois que é tudo isso
senão brincadeiras de criança nas quais os gregos outrora educaram
suas crianças e do que resultaram pessoas excelentes, preparadas
para toda sorte de atividades?13
Schalk complementa:
A experiência de Lutero com música em casa, durante sua
escolaridade e durante sua vida no mosteiro, constituiu uma parte
importante da base e contexto dos quais desenvolveu sua visão
particular da música na vida da igreja. Destas experiências, junto
com seu conhecimento progressivo e conhecimento das Escrituras,
no entanto, cresceram discernimentos e compreensões teológicas
particulares que ajudaram a moldar sua visão do papel da música
9 Harold J. Grimm, The Reformation Era 1500-1600. Citado por Carl F. Schalk in Luther on
Music: paradigms of praise, p. 14.
10 Julius Köstlin, The Theology of Luther. Citado por Carl F. Schalk in Luther on Music:
paradigms of praise, p. 15.
11 LW 54:234.
12 No currículo escolar da Idade Média, a música integrava a matemática.
13 “Aos Conselhos de Todas as Cidades da Alemanha para que Criem e Mantenham Escolas
Cristãs” (1524), Martinho Lutero; obras selecionadas.