Pastor Afonso Responde!
  • Início
  • Textos
  • Curso Bíblicos
  • O que a Bíblia diz
  • Audios & Vídeos
  • Apoio
  • Mensagem do dia
  • Loja Virtual

June 30th, 2016

6/30/2016

0 Comments

 
​Não necessariamente. A Bíblia não ensina que Deus sempre deseja a abundância material ou a boa saúde para seus filhos. Apesar dos ensinamentos das Escrituras, vários pregadores de grande acesso ao público estão agora pregando "evangelhos da saúde e da riqueza". Esta ênfase que as pessoas dão à prosperidade e à saúde física é, na verdade, o materialismo disfarçado de religião.
Os que servem a Deus freqüentemente são pessoas de renda muito baixa. Neste mundo, Cristo foi pobre (Lucas 9:58). Paulo várias vezes o foi (2 Coríntios 11:23-27). Os cristãos hebreus também foram (Hebreus 10:37). Homens fiéis à vontade divina, algumas vezes ficaram desamparados, necessitados de recursos (Hebreus 11:37).
Os que servem a Deus são freqüentemente doentes e enfermos. Paulo deixou Trófimo doente em Mileto (2 Timóteo 4:20). Timóteo foi aconselhado a usar um pouco de vinho medicinal "por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades" (1 Timóteo 5:23). Somos encorajados a orar por aqueles que estão doentes e sabemos que, se for a vontade de Deus, eles poderão ser curados. Mas nem sempre esta é a vontade de Deus! Aqueles que ensinam o evangelho da saúde perfeita muitas vezes encorajam as pessoas a "reivindicar" por milagres, acreditando que a reivindicância os pertence a qualquer momento, desde que a façam com fé. É claro que isto seria muito confortante, mas onde é que na Bíblia está se referindo que podíamos sequer "reivindicar" por milagres?
A popularidade dos evangelhos da saúde e da riqueza é uma boa evidência de como anda a orientação em nosso mundo. Devemos aprender a fixar nossas esperanças completamente na graça divina que está por vir de acordo com a revelação de Cristo (1 Pedro 1:13), e não na riqueza e na saúde desta vida.
Graça e Paz!
Pr. Afonso Tavares
0 Comments

Podemos aprender alguma coisa com o diabo? Reflita

6/27/2016

0 Comments

 
Uma certa senhora muito piedosa, cultuava a Deus na sua cidade e ouvia muitas reclamações dos demais membros daquela Igreja. Eis as reclamações que ela ouvia e suas respectivas respostas:
Essas crianças só fazem bagunça na igreja. Resposta da idosa: "Instrui o menino no caminho em que deve andar" (Pr 22.6).
Esses jovens não têm jeito. Resposta da idosa: Se o Espírito Santo fizer uma obra regeneradora na vida deles, você verão que eles têm jeito.
Esses obreiros não querem nada com Deus. Resposta da idosa: Preocupe-se com a sua vida espiritual, pois cada um dará conta de si a Deus.
Então aquelas pessoas pensaram: agora temos algo para falar com ela, do qual ela não tem saída. Foram até a idosa e disseram, irmã, veja quantos males o diabo vem causando no mundo! A idosa respondeu: Concordo, mas tem uma coisa. Eles retrucaram: Tem o quê? Ela respondeu: da mesma forma que o diabo persevera em fazer a sua obra maligna, assim nós temos que perseverar em fazer a vontade do nosso Deus. Humilhados e cabisbaixos eles se retiraram.
Graça e Paz!
​Pr. Afonso Tavares
0 Comments

Deus pode usar pessoas com falhas para cumprir seus planos?

6/24/2016

0 Comments

 
.Se é bem-sucedido, obviamente vem de Deus. Certo? Se traz benefício espiritual, não resta dúvida! É assim que muitas pessoas julgam pessoas e obras dos homens, imaginando que o fim justifique o meio, e até prove a aprovação de Deus das pessoas usadas para o bem dos outros. Deus pode usar pessoas com falhas para cumprir seus planos? Ele pode permitir que alguém sirva para ajudar outros, e ainda reprovar aquele mensageiro?
As aplicações deste raciocínio são muitas. Alguns justificam o adultério porque Davi era homem segundo o coração de Deus (Atos 13:22). Outros defendem práticas erradas nas igrejas (mulheres pregando, todo tipo de show musical, atividades de entretenimento, apelos materialistas, etc.) porque servem para encaminhar algumas pessoas para Cristo. Num mundo demarketing e comércio, não deve nos surpreender que o “lucro” no final da folha de balanço se torne o único medidor importante.
Mas o estudo da palavra deixa bem claro que o julgamento de Deus é outro. Ele frequentemente usa pessoas com falhas, e até atos errados destas pessoas, para cumprir seus planos. Jamais devemos distorcer este fato para justificar o erro. Considere:
Perez era filho de Judá e Tamar, e se tornou antepassado de Jesus (Mateus 1:3). Mas a relação deles envolvia promessas quebradas, engano e prostituição (veja Gênesis 38). Deus usou estas pessoas, mas não aprovou os pecados delas. A genealogia de Deus inclui adúlteros, assassinos, idólatras, etc. Deus usou pessoas com falhas para trazer Jesus ao mundo!
Deus pode usar o pecado do homem para cumprir seus planos, mas isso não justifica o erro. Os irmãos de José pecaram nas suas más intenções, mas Deus usou o erro deles para salvar uma nação (Gênesis 50:20). Judas pecou, mas Deus usou sua traição para um fim proveitoso (Mateus 26:24).Os judeus mataram Jesus, mas Deus usou este pecado para cumprir seus planos (Atos 3:13-19).
Se refletir um pouco, perceberá que Deus constantemente usa pessoas com falhas para cumprir seus propósitos, porque ele trabalha por meio de pessoas imperfeitas – como você e eu! Ele escolheu sacerdotes imperfeitos (Hebreus 7:23,27), apóstolos imperfeitos (2 Coríntios 4:7; Gálatas 2:11; Filipenses 3:12), etc.
O fato de alguém servir para pregar a verdade aos outros não significa que a própria pessoa necessariamente chegará ao céu (1 Coríntios 9:27). Cada um será julgado pelo reto Juiz (2 Coríntios 5:10; João 12:48).
Graça e Paz!
Pr. Afonso Tavares
0 Comments

Seitas e Heresias "O Adventismo do Sétimo Dia" (final)                    Declarações absurdas de Ellen White

6/24/2016

0 Comments

 
Sem mais delongas, resolvi encerrar esse assunto que, pelo visto, consumiria muitos dias do meu precioso tempo. Creio que, com a conclusão feita nas próximas linhas podemos encerrar por ora, a argumentação contra esta perniciosa seita e sua falsa profetisa Ellen Gold White, além, é claro, de outros como Guilherme Miller e Hiram Edson. Vejamos algumas declarações de Ellen Gold White em seus escritos:
1) Sem a guarda do sábado não há salvação.
2) A sinagoga de Satanás virá e adorará prostrada diante de Ellen White e seus seguidores.
3) Jesus assumiu a natureza do homem caído. Obs.: Isso é o mesmo que dizer que Jesus era pecador.
4) A carne de Satanás pendiam frouxamente de suas mãos e de seu rosto. Obs.: Jesus disse que um espírito não tem carne.
5) Não existe a Trindade. Jesus disse: "Eu e o Pai somos um".(João 17.11)
6) Jesus é o Arcanjo Miguel. Obs.: Jesus é o Primogênito Filho de Deus conforme Hebreus 1.5-6.
Sempre que necessário voltarei à tona com este assunto.
Graça e Paz!
​Pr. Afonso Tavares
0 Comments

Seitas e Heresias "O Adventismo do Sétimo Dia"  (parte 3)                                A Falsa Profetisa Ellen Gold White

6/22/2016

1 Comment

 
No início do Séc. XIX havia entre o povo um grande pressentimento relacionado à volta iminente de Jesus, não tardando daí, surgirem muitas falsas profecias de falsos profetas. Nos textos passados falamos sobre Guilherme Miller e Hiram Edson, conhecidos como precursores do movimento Millerita.
Passaremos a falar agora sobre Ellen Gold White, sua vida e suas falsas profecias, antes, quero destacar as tentativas da seita de dissociar Miller e Hiram Edson de Ellen Gold White, sendo que, todos eles têm uma origem comum. Quero também destacar que a maioria dos membros desta seita é arredia (coisa peculiar às seitas), tornando-se por vezes, agressiva, debatendo mais por emoção do que com argumentos lógicos. Colocarei a questão em argumentos lógicos em defesa da Fé Reformada:
1) Se Ellen Gold White era profetisa, então, a Bíblia está errada.
Provérbios 30.6 deixa claro que o Cânnon das Escrituras já estava encerrado no Século I, sendo todas as demais profecias e revelações extra-bíblicas demoníacas.
Por outro lado, dons especiais como a profecia, haviam se encerrado na era apostólica.
Afirmar que ela era profetisa é um desrespeito fragrante a Deus e ao Seu princípio escriturístico: Sola Scriptura.
2) Ellen Gold White afirmava que a Bíblia não podia ser interpretada sem ela, o que é uma soberba.
Em seu livro "Primeiros Escritos" Pg. 23, ela diz que seus irmãos, nas reuniões de estudo bíblico, quando não conseguiam entender determinada passagem bíblica, vinha o Espírito do Senhor sobre ela e a arrebatava e nesses arrebatamentos lhe era revelado o significado do texto bíblico.
3) Ellen Gold White gozava de perfeitas faculdades mentais? O que os médicos que a trataram afirmaram sobre isso?
Quando ela entrou na escola, num certo dia, ela recebeu uma pedrada de uma menina maior que ela, adquirindo daí vários problemas de saúde, o principal deles Catalepsia. Ellen Gold White foi diagnosticada com Catalepsia.
Catalepsia é uma síndrome neurológica grave, que nas crises mais severas leva a desmaio com perda de pulsação e respiração. White teve cerca de 2000 visões, muitas delas, segundo seus médicos, após as crises.
4) Se a guarda do sábado é essencial para a Salvação, então Cristo morreu em vão.
Somos salvos pela Graça e não pelas obras da Lei (Efésios 2.8-9).
Aguardem que virá mais.
Graça e Paz!
​Pr. Afonso Tavares  


1 Comment

Seitas e Heresias "O Adventismo do Sétimo Dia" (parte 2)

6/19/2016

0 Comments

 
A falsa profecia e o grande desapontamento.
Miller havia calculado que a volta de Cristo ocorreria em 21 de março de 1843, como nada aconteceu, Miller refez seus cálculos, e, mudou a data para 21 de março de 1844, mais uma vez nada aconteceu. Novo cálculo de Miller indicou que tal acontecimento ocorreria em 22 de outubro do mesmo ano; essa previsão também falhou.
No dia seguinte à "grande desilusão", Hiram Edson, amigo e discípulo de Miller teve uma "revelação" (obs.: Deus não revela nada fora da Sua Palavra, "Sola Scriptura" Provérbios 30.6).
Edson conforme sua suposta "revelação" creu que Miller não estava equivocado em relação à data, mas apenas em relação ao local. Segundo Edson, Cristo havia entrado no dia anterior no santuário celestial e não no terreno, para iniciar sua obra de purificação (um santuário celestial que precisa ser purificado?) Edson partilhou as "boas novas" com outros membros de seu grupo. Outros dois grupos se uniram a Edson seguindo essa "revelação". Um deles dirigido por Joseph Bates, dava ênfase à guarda do sábado e o outro por Ellen Gold White que dava ênfase aos dons do Espírito Santo, sendo ela mesma reconhecida como o "Espírito de Profecia" (Apocalipse 19.10). No próximo texto falaremos desta falsa profetiza.
Graça e Paz!
Pr. Afonso Tavares


​
0 Comments

Seitas e Heresias "O Adventismo do Sétimo Dia" (parte 1)

6/18/2016

1 Comment

 
Outro movimento que enquadra-se no quadrante "Seita", é o Adventismo do Sétimo Dia. Esse movimento surgiu de erros grosseiros de interpretação bíblica de seu líder fundador Guilherme Miller, pouco conhecido pela maioria dos crentes.
Vamos saber quem era Guilherme Miller (Willian Miller) através da análise de sua vida, seus conhecimentos e suas interpretações, para traçarmos sua personalidade da forma mais fiel possível.
Nasceu em Pittsfield, Massachusetts em 15 de fevereiro de 1782, frequentou a escola por apenas dezoito meses, casou-se com Lucy P. Smith em 1803, indo morar em Poultney, Vermont, onde era agricultor. Tornou-se maçom, ocupando o cargo de grão-mestre na Loja Morning Star, Nº 27. Entretanto, renunciou à sua afiliação na maçonaria em 1831.
Entre 1816 e 1818 deparou-se com o texto que alterou suas concepções bíblicas: Daniel 8.14 ("até 2300 tardes e manhãs e o santuário será purificado"). Através deste texto e de Ezequiel 4.16-17, concluiu que 2300 tardes e manhãs eram 2300 anos literais, começando em 457 a.C. e findando em 1844 d.C.
Miller pregava que a volta de Cristo se daria no período entre a primavera de 1843 e a primavera de 1844, como nada aconteceu, veio o grande desapontamento.

Graça e Paz! 
​Pr. Afonso Tavares

1 Comment

Seitas e Heresias "Testemunhas de Jeová" (parte 2)

6/11/2016

0 Comments

 
Clique aqui para editar
0 Comments

Seitas e Heresias "Testemunhas de Jeová" (parte 1)

6/10/2016

0 Comments

 
A seita Testemunhas de Jeová foi fundada em 1872 pelo americano Charles Taze Russel, nascido em 15/02/1852. Russel teve ensinamentos religiosos em uma igreja Congregacional, mas tinha dificuldade em aceitar a punição eterna no inferno, a doutrina da Trindade, considerando contudo que Jesus e o Espírito Santo não são Divinos.
Segundo a doutrina de Russel, Deus é único, uma deidade que deve ser chamada pelo nome de Jeová. Jesus é a primeira das criações de Deus e uma teofania do Arcanjo Miguel, o Espírito Santo não é uma pessoa, sendo reduzido apenas a uma "força atuante".
A maneira de trabalhar das Testemunhas de Jeová é pela persuasão e não pela Verdade.
Eles são ensinados nas reuniões no Salão do Reino a colocar em xeque a crença das pessoas, a partir desse ponto, se o cristão não tem como argumentar, eles lançam-se ao seu ataque maligno e dessa forma conseguem aliciar muitas pessoas.
Sua Bíblia é alterada e mutilada pela sociedade Torre de Vigia.
Para as Testemunhas de Jeová todas as igrejas são diabólicas e anti-bíblicas.
Afaste-se deles leitor, se não sabes como argumentar, e, recorra à ajuda de cristãos mais experientes.
Não deem ouvidos à uma seita que afirma que Jesus não é o Filho de Deus.
Graça e Paz!
Pr. Afonso Tavares 
0 Comments

Qual é o Significado das Palavras "Herege, Heresia e Seita?" 

6/9/2016

0 Comments

 
​As palavras “herege”, “heresia” e “seita” vêm de palavras gregas usadas no Novo Testamento, derivadas da mesma raiz. A idéia fundamental atrás destas palavras é “escolher” ou “escolha”. Assim a forma de verbo é usada quando Deus diz que escolheu seu servo (Mateus 12:18).
Outras vezes na Bíblia e no uso atual destas palavras, ainda podemos ver um elemento de escolha. Quando homens decidem seguir suas próprias opiniões, criando novas doutrinas e facções religiosas, estas palavras se aplicam. É neste sentido que lemos no Novo Testamento sobre seitas como dos saduceus (Atos 5:17) e fariseus (Atos 15:5), grupos que escolheram defender falsas doutrinas e tradições humanas.
Os apóstolos condenaram o espírito faccioso (Gálatas 5:20), alertaram sobre heresias destruidoras (2 Pedro 2:1) e ensinaram os cristãos a admoestarem e depois rejeitarem os hereges, ou homens facciosos (Tito 3:10). Escolher seguir qualquer doutrina que não vem de Deus é uma infração gravíssima da vontade do Senhor.
Às vezes, estas palavras são corretamente usadas para identificar doutrinas erradas e seus defensores, e é assim que devem ser empregadas.
Mas as palavras certas usadas pelas pessoas erradas podem se tornar armas maliciosas. Já no primeiro século, estas mesmas palavras foram usadas pelos adversários do Senhor para difamar seus servos fiéis. Tértulo, o orador que representou os judeus no processo contra Paulo, descreveu o apóstolo como “o principal agitador da seita dos nazarenos” (Atos 24:5). Paulo respondeu a esta distorção da palavra: “Porém confesso-te que, segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas” (Atos 24:14). Mais de dois anos depois, quando Paulo chegou a Roma, os judeus queriam ouvir “a respeito desta seita que, por toda parte, é ela impugnada” (Atos 28:22).
Desde aquela época, os poderes religiosos têm usado estas palavras para identificar idéias ou pessoas que discordam da posição oficial de uma igreja ou das correntes principais de movimentos populares. Homens bons podem ser chamados de hereges, e homens maus podem ser vistos como servos “ungidos por Deus”.
O critério de avaliação não deve ser a posição oficial de líderes eclesiásticos, e sim a palavra de Deus. No final das contas, não importa o que os homens dizem, pois são as palavras de Cristo que nos julgarão (João 12:48; Gálatas 1:10). Nunca devemos escolher uma direção que contrarie a vontade de Deus!
Graça e Paz!
Pr. Afonso Tavares


 
0 Comments
<<Previous
    Picture

    Archives

    June 2016
    May 2016
    April 2016
    March 2016
    February 2016
    January 2016
    December 2015
    November 2015
    October 2015
    September 2015
    August 2015
    July 2015
    June 2015
    May 2015
    April 2015
    March 2015
    February 2015
    January 2015
    December 2014
    November 2014
    October 2014
    September 2014
    August 2014
    July 2014
    June 2014
    May 2014
    March 2014
    February 2014
    January 2014
    December 2013
    November 2013
    October 2013
    September 2013
    June 2013
    May 2013

    Pastor Afonso

    Sou Pastor Evangélico ha mais de 20 anos, com formação em Teologia 

    Categories

    All

    RSS Feed

Powered by Create your own unique website with customizable templates.