Pastor Afonso Responde!
  • Início
  • Textos
  • Curso Bíblicos
  • O que a Bíblia diz
  • Audios & Vídeos
  • Apoio
  • Mensagem do dia
  • Loja Virtual

Deus vai ter um tratado com você

4/30/2016

0 Comments

 
Essa frase é uma das mais ditas nos meios evangélicos, pelo menos por onde tenho passado; o que me põe obrigatoriamente a pensar: "Quanta ignorância"! Se Deus tivesse um tratado comigo, você arriscaria dizer o resultado? Seria com certeza fogo do inferno.
Mas cumpriu-se em mim o que está escrito em Efésios 2.8-9. Isso mesmo leitor, fui alcançado pela graça de Deus, uma vez que, como cadáver, só poderia realizar uma ação involuntária: a própria decomposição.
Então, caminhando debaixo da graça, descobri algo que lançou por terra todo o meu "eu" : "A minha vontade é escrava da vontade de Deus". Até o texto que você está lendo é pela vontade de Deus. Nada escapa aos Seus Santos Decretos.
"Deus é Fiel"! Não é um verdadeiro jargão evangélico? Então teme, porque como Fiel, Ele vai cumprir não somente as Suas promessas, mas também as Suas ameaças, Seus juízos.
Entendi, você está dizendo: Pastor fique tranquilo, eu sou um "eleito". Então teme mais ainda, porque o eleito quando pisa fora da linha, Deus senta-lhe a borracha para trazê-lo à correção.
Com certeza, a vida de um eleito é uma verdadeira tragédia, quando ele anda na contramão à santificação. "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12.14). "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento" (1 Pedro 1.15).
Graça e Paz!
​Pr. Afonso Tavares


0 Comments

É errado discordar das falsas doutrinas?

4/29/2016

0 Comments

 
Não! A Bíblia nos manda "batalhar arduamente pela fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos" (Judas 3). Para batalhar arduamente pela fé, é necessário às vezes corrigir e repreender (2 Timóteo 4:2); é preciso ocasionalmente repreender os homens severamente (Tito 1:13); às vezes é necessário se opor a um companheiro cristão (Gálatas 2:11); é preciso também debater e poderosamente contradizer falsos professores em público (Atos 9:29; 18:28).
O diabo, é claro, prefere que os homens religiosos mantenham suas bocas fechadas enquanto ele se veste de cordeiro (Mateus 7:15), disfarçando-se como um anjo de luz (2 Coríntios 11:13-15) e infiltrando-se despercebido (Judas 4), introduzindo dissimuladamente heresias destruidoras (2 Pedro 2:1) para destruir a fé do homem (Efésios 6:10-17; 2 Coríntios 10:3-5). A batalha nunca pode estar ganha por entregarmos nossas armas ou por comprometermo-nos com os erros.
O diabo é audacioso ele raramente aparece com dois chifres e um rabo. Ele meramente distorce o evangelho (Gálatas 1:6-9; 2 Pedro 3:15-16) e se mascara como um verdadeiro cristão. Então, quando os homens tomarem a espada do Espírito (Efésios 6:17) e começarem a se opor contra o erro, ele chora: "Nós precisamos de mais amor e paciência; nós apenas vemos as coisas de maneira diferente, mas todos nós servimos ao mesmo Deus e estamos indo para o mesmo lugar."
Não devemos batalhar ou sermos briguentos sobre caprichos pessoais ou opiniões. Mas quando a pureza da doutrina de Deus é envolvida, nós devemos não somente discordar, mas batalhar arduamente pela verdade do evangelho!
Graça e Paz!
Pr. Afonso Tavares
0 Comments

É a Vontade de Deus que seus filhos sejam prósperos e saudáveis?

4/28/2016

0 Comments

 
​Não necessariamente. A Bíblia não ensina que Deus sempre deseja a abundância material ou a boa saúde para seus filhos. Apesar dos ensinamentos das Escrituras, vários pregadores de grande acesso ao público estão agora pregando "evangelhos da saúde e da riqueza". Esta ênfase que as pessoas dão à prosperidade e à saúde física é, na verdade, o materialismo disfarçado de religião.
Os que servem a Deus freqüentemente são pessoas de renda muito baixa. Neste mundo, Cristo foi pobre (Lucas 9:58). Paulo várias vezes o foi (2 Coríntios 11:23-27). Os cristãos hebreus também foram (Hebreus 10:37). Homens fiéis à vontade divina, algumas vezes ficaram desamparados, necessitados de recursos (Hebreus 11:37).
Os que servem a Deus são freqüentemente doentes e enfermos. Paulo deixou Trófimo doente em Mileto (2 Timóteo 4:20). Timóteo foi aconselhado a usar um pouco de vinho medicinal "por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades" (1 Timóteo 5:23). Somos encorajados a orar por aqueles que estão doentes e sabemos que, se for a vontade de Deus, eles poderão ser curados. Mas nem sempre esta é a vontade de Deus! Aqueles que ensinam o evangelho da saúde perfeita muitas vezes encorajam as pessoas a "reivindicar" por milagres, acreditando que a reivindicância os pertence a qualquer momento, desde que a façam com fé. É claro que isto seria muito confortante, mas onde é que na Bíblia está se referindo que podíamos sequer "reivindicar" por milagres?
A popularidade dos evangelhos da saúde e da riqueza é uma boa evidência de como anda a orientação em nosso mundo. Devemos aprender a fixar nossas esperanças completamente na graça divina que está por vir de acordo com a revelação de Cristo (1 Pedro 1:13), e não na riqueza e na saúde desta vida.
Graça e Paz!
Pr. Afonso Tavares


 
0 Comments

Maria deve receber um tratamento especial?

4/27/2016

0 Comments

 
​Maria foi escolhida para receber uma honra muito especial. Ela foi a escolhida para dar à luz o Messias. Ela, certamente, foi "bendita entre as mulheres" (Lucas 1:42). Referências posteriores a Maria mostram-na como uma mulher devota e justa (veja Atos 1:14, por exemplo).
Mas há diversas passagens que parece terem sido incluídas nas Escrituras com o propósito de nos guardar contra a dar honra indevida a Maria. Houve o tempo (Mateus 12:46-50; Marcos 3:31-35; Lucas 8:19-21) quando Maria e os irmãos de Jesus estavam querendo falar com ele. Jesus disse: "Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? e estendendo a mão para os discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe." E ainda houve o tempo quando alguém, na multidão, disse: "Bem aventurada aquela que te concebeu e os seios que te amamentaram! Ele, porém, respondeu: Antes bem aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!" (Lucas 11:27-28). Se em qualquer momento houve uma oportunidade para Jesus ter ensinado que Maria merecia alguma honra especial, certamente seria aqui. Mas ele disse justamente o contrário.
Numerosas lendas surgiram sobre Maria. Ela é chamada a virgem perpétua; mas as freqüentes referências bíblicas aos irmãos e irmãs de Jesus desaprovam isso (Mateus 12:46; 13:55; etc.). Pensam que ela, tendo concebido imaculadamente, permaneceu sem pecado; mas Romanos 3:23 se opõe a que ela tivesse sido sem pecado. Alguns até acham que ela foi, em corpo, elevada aos céus; mas não existe sequer um fragmento de evidência, nas Escrituras, em apoio a isso.
Maria foi uma excelente mulher e teve a honra de ser escolhida para ser a mãe de Jesus. Mas não devemos avaliar os homens acima do que está escrito (1 Coríntios 4:6).
Graça e Paz!
Pr. Afonso Tavares 
0 Comments

Deus fala hoje em dia diretamente com os homens?

4/26/2016

0 Comments

 
Não. Houve um tempo em que Deus falou diretamente com homens, por uma variedade de meios e modos, mas agora ele só nos fala através de seu Filho, Jesus Cristo (Hebreus 1:1-2). O próprio Jesus Cristo nos fala através de homens que ele escolheu, incumbiu e inspirou através do poder do Espírito Santo (Mateus 10:19-20; João 14:26; 16:5-15; Atos 1:8). Esses homens nos falam através das palavras que eles escreveram e que estão registradas para nós no Novo Testamento (1 Coríntios 14:37; 1 Tessalonicenses 2:13). Portanto, o Novo Testamento é a completa, perfeita e final revelação de Deus ao homem (2 Timóteo 3:16-17; Judas 3). Se alguém, mesmo que seja um anjo, vier a nós trazendo um evangelho diferente do que está registrado no Novo Testamento, não devemos ouvir (Gálatas 1:6-9).
 Muitas religiões são baseadas nas revelações dos últimos dias. Isto não é surpreendente, desde que, no Velho Testamento, os falsos profetas declaravam falarem em nome de Deus (Deuteronômio 18:22; Jeremias 28; etc.) O Novo Testamento também nos adverte contra os falsos profetas (Atos 20:29-30; 1 Timóteo 4:1-3; 1 João 4:1-6). O teste de todo o mestre religioso é a concordância de seu ensinamento com a Bíblia (1 Coríntios 14:37-38; 1 João 4:6). Hoje em dia os Mormons acreditam que Deus falou através de Joseph Smith. Os Adventistas acreditam que Ellen G. White foi uma profetisa. As Testemunhas de Jeová aceitam os pronunciamentos religiosos da Sociedade Torre de Vigia. Entretanto, todas estas religiões ensinam diferente do Novo Testamento. Cuidado!
Todo o cristão verdadeiro ouve a Bíblia e a Bíblia somente, porque esta é hoje a única revelação de Deus para os homens.
Sola Scriptura!
Graça e Paz!
Pr. Afonso Tavares
0 Comments

Não negocio meus Conceitos Teológicos 

4/25/2016

0 Comments

 
Perdi, é verdade, minha visão para curtas distâncias (presbiopia), mas enxergo um hipócrita com olhos de águia. Dada a minha maturidade, sobre esse conceito, tenho posição fortemente luterana: "A menos que possa ser refutado e convencido pelo testemunho da Escritura".
O nosso meio está repleto de teólogos "maleáveis", na verdade, verdadeiros camaleões que mudam de cor de acordo com a ocasião.
É covardia incomparável compactuar com o pecado, como também é covardia tratá-lo com figuras de eufemismo.
O verdadeiro Teólogo Cristão trata a causa do pecado de forma nua e crua, porque ele é baluarte da Palavra de Deus. Lembre-se: "Mais importa obedecer a Deus do que aos homens" (Atos 5.29).
Criticar nossos governantes ou oposicionistas não nos renderão maiores problemas, há quem faça isso todos os dias, tal como eu, mas se quisermos ter o inferno de boca escancarada atrás de nós, apontemos então para os pecados dessa geração corrompida e para as heresias dessa igreja contemporânea.
Com certeza vivemos a época da apostasia e da Igreja de Laodiceia. 1) Da apostasia porque chegamos a um grau de depravação, que na consciência da maioria, não existe um resquício sequer de condenação. É a época do "tudo pode", os valores cristãos vêm sendo substituídos pela cultura da época. A Palavra do nosso Deus é "Imutável e inegociável". 2) Da igreja de Laodiceia porque uma igreja acovardada, fria, perdeu a autoridade para combater o pecado. Cristo foi colocado para fora por seus amigos, e, agora, do lado de fora, bate à porta para despertar essa igreja fria e materialista. Não importa se a igreja está crescendo em número de eleitos, o que importa é se os cofres estão cheios.
Os meus conceitos teológicos continuam firmes, não posso fazer outra coisa, Deus me ajude, Amém!
Graça e Paz!
Pr. Afonso Tavares 
0 Comments

Como crescer espiritualmente?

4/24/2016

0 Comments

 
​Estudando e aplicando a Palavra de Deus, assim como comemos e exercitamos nosso corpo para crescermos.
"Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para salvação" (1 Pedro 2:2). A comida é essencial para o crescimento de todos os seres vivos. Para alimentar o espírito do homem exige-se estudo e meditação da Palavra de Deus. Há várias coisas a serem lembradas sobre uma alimentação correta. 1. Alimentação deve acontecer regularmente. Geralmente, pode-se ficar com "fome" após apenas algumas horas sem comer. E nós? Nos alimentamos diariamente com as palavras de Deus? 2. Toda pessoa deveria ter uma alimentação equilibrada. Alimentando-se somente de cereais e de nenhum legume, não haverá bom crescimento do homem. Devemos estudar todas as partes da Palavra de Deus. 3. É bom ficar atento aos aditivos; estes são muitas vezes prejudiciais à saúde. Paulo pregou as puras Palavras de Deus sem as alterar (2 Coríntios 4:2). As observações feitas por vários homens nas Escrituras podem vir a ser de grande ajuda. Não devemos nos deixar ser levados pelos ensinamentos do homem e sim pelas Palavras de Deus.
O exercício é outro componente vital para o crescimento (Hebreus 5:12-14). O exercício em si envolve o uso da comida que ingerimos; espiritualmente, aplicamos os ensinamentos de Deus em nossas vidas. Por exemplo, lemos que devemos viver sensata, justa e piedosamente (Tito 2:12); precisamos, então, comportarmo-nos desta forma. Devemos permitir que o aprendizado de nossos estudos, mude nossas vidas.
Nosso objetivo no crescimento está manifesto em 2 Coríntios 3:18 o de ser transformado na imagem de Cristo. Este é um grandioso objetivo. Que cresçamos nesta direção!
Graça e Paz!
Pr. Afonso Tavares


 
0 Comments

A Teoria da Evolução é fato comprovado?

4/23/2016

0 Comments

 
A teoria da evolução é apresentada com tanta confiança que muitos acreditam que seja mais do que teoria. Livros didáticos, revistas e programas científicos na televisão dão a impressão que todos aceitam essa teoria como a única e mais adequada explicação das origens da vida, inclusive da vida humana.
Se a teoria da macro-evolução for um fato comprovado, a Bíblia seria absolutamente falsa, pois ela afirma que Deus criou o universo e tudo que nele há (Atos 17:25-28; Hebreus 11:3). A nossa fé seria vazia e sem valor, pois a teoria da evolução contraria os princípios fundamentais das Escrituras e até nega a existência de Deus.
Essa teoria, que domina e limita o pensamento de muitos cientistas hoje, nunca foi e jamais será comprovada. Há mais de 2.000 anos que alguns filósofos sugeriram algumas teorias da evolução. Nos últimos 200 anos, as idéias propostas por Charles Darwin têm se tornado artigos de fé que servem como a base da religião de muitos na comunidade científica. Mas são teorias e interpretações, não fatos. Nem todos os cientistas professam fé na evolução. Lynn Margulis, professora emérita de biologia na Universidade de Massachusetts diz que a história, futuramente, julgará o neodarwinismo uma "pequena seita religiosa do século XX, dentro da fé religiosa geral da biologia anglo-saxônica". Ela, como muitos outros cientistas, reconhece a falta de provas apoiando a teoria da macro-evolução.
A noção de macro-evolução (ninguém nega a micro-evolução, pequenas mudanças em organismos já existentes) sugere que a vida surgiu e se desenvolve por acaso, sem ação inteligente. Até hoje, nem provas científicas, nem evidências arqueológicas irrefutáveis foram apresentadas para sustentar essa explicação. Os proponentes da teoria ficam cada vez mais frustrados. Darwin achou que mais pesquisas e o desenvolvimento tecnológico forneceriam as evidências que faltavam na época dele. Aconteceu ao contrário. Quase dois séculos passaram, e as evidências mostram mais e mais a fraqueza da sua teoria. G. A. Kerkut, bioquímico inglês e autor do livro As Implicações da Evolução, admitiu que "a evidência que apóia [a teoria da macro-evolução] não é forte o bastante para nos permitir a considerá-la mais do que uma hipótese funcional". Jerry Coyne, do Departamento de Ecologia e Evolução da Universidade de Chicago diz: "Concluímos - inesperadamente - que há poucas provas que sustentam a teoria neodarwiniana: seus alicerces teóricos são fracos, assim como as evidências experimentais que a apóiam".
A Bíblia não menciona a teoria da evolução, mas apresenta como fato a criação por Deus. A explicação bíblica, também, fica fora dos limites dos laboratórios científicos. A grande maioria dos seres humanos olha para a evidência ao seu redor e aceita, por fé, a idéia de criação por Deus: "Porque os atributos invisíveis de Deus" são "percebidos por meio das coisas que foram criadas" (Romanos 1:20). A nossa fé é bem colocada, e nada teme da investigação científica. E a fé dos evolucionistas? "Diz o insensato no seu coração: Não há Deus" (Salmo 14:1).
Graça e Paz!
Pr. Afonso Tavares
 
 




0 Comments

Acerca do Cuidado com os da Família

4/20/2016

0 Comments

 
​ 
"Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel" (1 Timóteo 5.8).
Muitas vezes deparamo-nos com certas pessoas envolvidas em debates teológicos sem o devido conhecimento de regras de interpretação bíblica, comentando sobre determinado assunto. Tais comentários, na maioria das vezes, não condizem com aquilo que o texto debatido quer dizer.
Somos diversas vezes tentados a levar determinada interpretação para o campo da simbologia, sem levarmos em conta que algumas passagens são literais.
O versículo acima é um exemplo disso; seu significado é literal e não simbólico. No máximo, podemos admitir que tal versículo admite uma dupla referência (a família com a qual temos laços de sangue, e, a família de Cristo (Igreja)). 
A família, a qual Deus preparou para que viéssemos a este mundo, é de nossa total responsabilidade diante de Deus, e, é isso que esse versículo ensina.
Nas nossas caminhadas, eu e minha esposa, deparamo-nos com situações terríveis de irresponsabilidade, principalmente para com os idosos e deficientes.
Como alguém quer ser um bom despenseiro e cuidar dos outros, se não cuida dos seus?
Cuidemos com amor daqueles que Deus colocou sob nossa responsabilidade.
Graça e Paz!
​Pr. Afonso Tavares
0 Comments

April 19th, 2016

4/19/2016

0 Comments

 
Os predestinados para a Salvação atendem ao chamado de Deus porque foram regenerados pelo Espírito Santo. Sem a Obra Mediatória de Cristo e a Obra Regeneradora do Espírito Santo, não há como o homem achegar-se a Deus.
A resposta humana ao chamado Divino é escrava da Vontade de Deus.
O Solo Fértil diz respeito unicamente aos escolhidos, aos eleitos. Vamos analisar o texto de Mateus 11.28-30 segundo a Doutrina da Predestinação:
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve".
Quando Jesus emite esse chamado: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" será que todos os ouvintes sentem-se cansados e oprimidos? Com certeza não! Pois o homem entregue ao pecado não tem consciência do seu estado de perdição. Somente aqueles que foram transformados pelo Espírito Santo têm consciência de suas misérias, e, estes, como Solo Fértil, produzem os frutos do Espírito, uns trinta, outros sessenta e outros cem, ou seja, uns produzem mais e outros menos, porém, estão todos salvos.
Graça e Paz!
​Pr. Afonso Tavares


0 Comments
<<Previous
    Picture

    Archives

    June 2016
    May 2016
    April 2016
    March 2016
    February 2016
    January 2016
    December 2015
    November 2015
    October 2015
    September 2015
    August 2015
    July 2015
    June 2015
    May 2015
    April 2015
    March 2015
    February 2015
    January 2015
    December 2014
    November 2014
    October 2014
    September 2014
    August 2014
    July 2014
    June 2014
    May 2014
    March 2014
    February 2014
    January 2014
    December 2013
    November 2013
    October 2013
    September 2013
    June 2013
    May 2013

    Pastor Afonso

    Sou Pastor Evangélico ha mais de 20 anos, com formação em Teologia 

    Categories

    All

    RSS Feed

Powered by Create your own unique website with customizable templates.