Primeiro citarei o texto bíblico que fala sobre o assunto: "Sabendo primeiramente isto: que nenhum profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo" (1 Pedro 1.20-21).
Considerando:
1) "Deus não usa "vasos" em profecia à margem das Escrituras, sendo que, o Espírito da profecia é o testemunho de Jesus" (Apocalipse 19.10). Ou seja, o Espírito da profecia está na Palavra, sendo a própria Palavra a profecia.
Os falsos profetas falam de coisas que não existem na Bíblia.
2) Deus não atropela o espírito do profeta. Verificando todos os profetas da Bíblia, eles iniciavam a profecia com a seguinte frase: "Assim diz o Senhor".
Os falsos profetas profetizam como se Deus tivesse atropelado o espírito do profeta, e, se reportam da seguinte forma: "Meu servo, Minha serva".
Os falsos profetas se esforçam para saber detalhes da vida da pessoa que vai receber a falsa profecia.
Os falsos profetas fazem profecias vazias, do tipo:
a) Você está passando por uma grande luta. (E daí? Quem não passa lutas?)
b) Deus me mostra uma pessoa problemática na tua família. (Qual família que não tem pessoas problemáticas?)
c) Jogam com as palavras para saber detalhes da vida pessoa. (O popular "jogar o verde para colher o maduro")
d) Fazem suas pregações de acordo com a reação do povo. (se o povo se emociona com a pregação, então, é um prato cheio para o falso profeta)
Certa feita, um falso profeta colocou as mãos na cabeça de um indivíduo e começou a profetizar, certo momento ele disse: Meu servo, eis que grande obra tenho a fazer na tua (detalhe: era do conhecimento geral que a pessoa que estava recebendo a falsa profecia, estava em adultério. Pergunto: Que grande obra Deus tem a fazer na vida de um adúltero?)
Sou adepto do cessacionismo.
Pr. Afonso