Pastor Afonso Responde!
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Feito à imagem e semelhança de Deus

1/29/2016

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Sou a imagem um tanto quanto desfocada, e a semelhança um tanto quanto distorcida dAquele que me criou. Se afirmar algo diferente, serei justamente taxado de mentiroso, pois estava morto em meus delitos e hoje louvo a Deus por ter me justificado pelo Sangue do Seu Filho Amado. Uma coisa sei, com certa exatidão, aquilo que Paulo disse em Romanos 7.22-24: "Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na Lei de Deus. Mas vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a Lei do meu entendimento e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte"?
Sigamos, pois o tanto quanto possível de nossa parte, estreitando os laços de afinidade com o nosso Salvador.
Coloquemos toda a nossa dependência nas mãos de Cristo, e cultuemos a Ele na beleza da Sua Santidade (Salmo 29.2).
Graça e Paz!
Pr. Afonso Tavares
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Debateremos sobre temas que satisfazem a carne?

1/28/2016

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Muitos debates que tenho visto, versam sobre temas que têm como pano de fundo a satisfação da carne. Num deles, debatia-se sobre que vestimenta devemos usar na praia, noutro se bebemos ou não cerveja e similares. 
O interessante nisso tudo, é que mesmo tendo uma opinião formada sobre os assuntos em questão, considero-os de menos valia, e que nenhuma edificação espiritual provém daí. A baliza mestra para a minha avaliação sobre determinados assuntos está em 1 Coríntios 10.31: "Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus". É nisso que baseio a minha vida espiritual. Eu, particularmente, não me sinto bem tomando bebidas alcoólicas ou usando sunga. Quem pensa o contrário que faça-o. A minha liberdade em Cristo não se resume a um movimento de manada. O que é bom para os outros pode não ser para mim, essa é a verdadeira liberdade cristã.
Vamos fazer um debate sobre como devemos orar?
Vamos debater sobre o jejum? 
Vamos debater sobre a forma correta de cultuar a Deus?
Vamos fazer um debate sobre leitura bíblica?
Não seriam estes debates muito mais sadios e de maior proveito espiritual?
Que tal debatermos sobre as Institutas de Calvino ou sobre o Catecismo de Lutero?
Graça e Paz!
​Pr Afonso Tavares
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Precisamos de pregadores para pregar para os pregadores

1/27/2016

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A igreja cristã em geral sofre de um mal crônico, temos que admitir que temos uma igreja morna, hoje vivemos em um tempo que podemos considerar "O Tempo da Igreja de Laodicéia". Cristo foi colocado para fora e está sendo humilhado na casa dos seus amigos.
E se você duvida observe o que vem acontecendo com as igrejas:
1) Igrejas que deixaram a pregação da Palavra de Deus  para dar lugar a espetáculos diabólicos.
2) Pregadores pífios pregando uma mensagem pífia, para uma platéia desinteressada.
3) Igrejas Reformadas caminhando a passos largos rumo à heresia.
4) Esse evangelicalismo no qual o homem é cultuado vem substituindo o verdadeiro Evangelho.
Creio que todas essas coisas acendem a ira de um Deus Santo revelado na Bíblia.
Escrevo essas linhas com rubor, pois para mim é isso é vergonhoso.
Mensagens que preenchem o intelecto, mas não preenchem o coração.
Não se fala em arrependimento, só dinheiro e bem-estar.
Não se fala sobre a solução para o pecado, só em cura de enfermidades.
Com certeza a porta do inferno está prevalecendo contra essa igreja.
Graça e Paz!
​Pr Afonso Tavares 
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Um espírito pronto para atender (Atos 13.22)

1/26/2016

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Apenas um homem na Bíblia desfruta da designação de ser um varão conforme o próprio coração de Deus – Davi. Segundo aparências externas, Davi é mais lembrado com um grande pecador. Ele cometeu adultério, matou, mentiu, traiu sua nação, cometeu vários erros em julgamento, era um mau administrador e, por fim, era incapaz de cuidar de sua casa. Entretanto, Jesus disse: “Achei a Davi filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade” (v.22). Quase todas as vezes em que lemos acerca de Davi, ele estava fazendo alguma coisa errada, entretanto, Deus elogiou o âmago de sua liderança. Como explicá-lo? A resposta esta no fato de que, a cada erro, Davi se arrependia; e de modo igualmente importante, ele aprendia com seus erros. Era humilde e pronto a aprender, e também escutava seus críticos e seus inimigos; e, antes de mais nada, seguia os profetas de Deus. Esse espírito pronto a aprender é a característica que fez com que Deus o classificasse como o melhor líder de Israel.

Graça e Paz!
​Pr Afonso Tavares
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O que significa batismo com Espírito Santo e com fogo? Como você interpreta Mateus 3.11?

1/24/2016

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Disse João (o Batista): "E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas Aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; Ele vos batizará com Espírito Santo e com fogo" (Mateus 3.11).
A pergunta é essa: O que significa batismo com Espírito Santo e com fogo? Você sabe? Dê a sua opinião.
Graça e Paz!
​Pr. Afonso Tavares 
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Deus aceitou o arrependimento de Judas? Qual é a sua opinião? Como você interpreta o texto de Mateus 27.1-5?

1/23/2016

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Em Mateus 27.1-5 a Bíblia nos diz: "E, chegando a manhã, todos os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo formavam juntamente conselho contra Jesus, para o matarem. E, manietando-o, o levaram e o entregaram ao governador Pôncio Pilatos.
Então, Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes  e aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo. E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar".
Baseado na Bíblia, qual é a sua opinião? Como você interpreta esse texto?
Graça e Paz! 
​Pr. Afonso Tavares
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DEUS É LUZ; AQUELES QUE NÃO ANDAM NA LUZ NÃO TÊM COMUNHÃO COM ELE (1 JOÃO 1.5-7)

1/15/2016

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5- “E esta é a mensagem que dEle ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nEle trevas nenhumas (v. 5)”.
Embora esse versículo fale sobre luz literal e trevas literais, o contexto desse versículo deixa claro a Santidade de Deus. Deus sendo extremamente Santo e exaltado sobre todas as coisas, é completamente separado de tudo que é impuro.
6- “Se dissermos que temos comunhão com Ele, e andarmos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade (v. 6)”
Ninguém que não faz a vontade de Deus, pode ter comunhão com Ele; tal pessoa é mentirosa.
7- “Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado (v. 7)”
Se andarmos na direção e orientação dEle, estamos na luz, essa luz emana dEle e temos comunhão com os eleitos que andam em santificação (porque há eleitos que ainda não foram chamados) e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
Graça e Paz!
​Pr. Afonso Tavares
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ALGUNS CRISTÃOS SE AUTODENOMINAM DESIGREJADOS (SEM IGREJA) -- A BÍBLIA AUTORIZA ISSO?

1/13/2016

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​Os “cristãos sem igreja”, são cristãos inconformados com a atual situação das igrejas e que não encontram em nenhuma delas resposta para os seus anseios. Entre esse grupo existem várias correntes de pensamento, o que torna difícil o seu estudo.
Analisando vários grupos de cristãos sem igreja, constatam-se as seguintes características, consideradas as mais importantes:
  1. Existe um grupo que chega às raias do radicalismo, afirmando odiarem toda e qualquer igreja. São cristãos frustrados pelos mais diferentes motivos. Essa frustração leva-os principalmente à insubordinação. São cristãos que não admitem estarem subordinados a alguém, porém como a Bíblia preceitua, estão em aberta rebelião, pois não se pode odiar uma instituição criada por Cristo; ou seja, a igreja. Jesus disse: “Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt 16.18).
  2. Existe um grupo que se auto-intitula “cristãos não denominacionais”. Esse grupo é formado por um tipo de cristão, que aceitou a Cristo, filiou-se a uma denominação, posteriormente desligou-se, vindo a participar dos sacramentos ora numa igreja, ora noutra. Esse tipo de cristão gosta de aproveitar o que cada igreja oferece conforme o seu interesse, mas quando se toca no assunto de filiação, ele se mostra evasivo.
  3. Nos dois grupos citados acima, podem surgir células de cultos domésticos, sob a liderança de um deles, e muitas dessas células evoluem para uma congregação de fato, o que deixa claro a característica de insubordinação. Em muitas dessas células de cristãos sem igreja, que evoluem para igrejas de fato, seus líderes não possuem o conhecimento nem a unção necessária para o trabalho emergente. O argumento para esses novos trabalhos emergentes é sempre o mesmo: “O nosso trabalho é completamente diferente de tudo que existe aí”.
Há também, no caso dessas células de cultos domésticos, o fato de muitas delas não seguirem em frente por disputas internas. Há casos em que grupos como esses chegaram a constituir  uma igreja de fato, mas a igreja se desfez por causa de brigas internas.
Muitos cristãos sem igreja, que combatiam o enriquecimento ilícito entre os evangélicos, agora, vêem-se atraídos pelo dinheiro.
CONCLUSÃO: Os cristãos sem igreja estão em pecado de rebelião contra a Palavra de Deus por vários motivos:
  1. Ninguém pode ser sacerdote de si mesmo.
Essa tese sustenta-se no fato de que os sacramentos (Batismo e Ceia do Senhor) precisam ser ministrados pela igreja e por ministros designados para esse fim. O Batismo requer os seguintes elementos: o ministro, o batizando, a água e as palavras ditas com devoção “Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28.19)”.
Os cristãos sem igreja afirmam frequentemente que os ministros e igrejas são corruptos. Porém, segundo a Bíblia, Lutero e Calvino, os sacramentos são eficazes mesmo ministrados por corruptos, pois quem participa do sacramento, participa do sacramento do Senhor; não do ministro nem da igreja.
A Ceia do Senhor requer os seguintes elementos: o pão, o suco de uva ou vinho, o ministrante, os participantes e as palavras ditas com devoção “Porque, todas as vêzes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor até que venha (1 Co 11.26)”.
Mais uma vez enfatizamos citando a Bíblia, Lutero e Calvino: podemos sim, receber estes sacramentos das mãos de um ministro impuro, pois o Batismo e a Ceia são do Senhor, não são do ministro nem da igreja.
  1. A Reforma não aboliu a igreja, antes a confirmou.
Alguns cristãos sem igreja afirmam explicitamente que odeiam a igreja. Ora, odiar a igreja é odiar aquilo que
Cristo instituiu: “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja (Mt 16.18)”.
Calvino preparava pastores em Genebra, e, em seguida, enviava-os encobertamente ao norte da França para fundarem comunidades locais.
É de admirar que cristãos que se dizem reformados, não terem esse conhecimento, porquanto, conhecer a obra de Calvino na sua totalidade, requer ler e estudar toda a obra de Calvino.
De nada adianta importar clichês de determinados sites e apregoá-los em páginas pessoais, pois Calvino produziu seus próprios textos e reproduziu breves citações de textos alheios.
Lutero, entre outros, escreveu “Os princípios reguladores do culto”, “Paradigmas para a música sacra”, etc.
Uma boa forma de investigar o conhecimento de um cristão, é fazê-lo longe de seu computador e de sua Bíbla, e aí, teremos uma “surpresa” querido leitor: não se cumpre nele o que diz a Bíblia: “Escondi a tua palavra em meu coração, para eu não pecar contra ti (Sl 119.11)”.
  1. O que grassa no meio de cristãos sem igreja é o pecado de rebelião, na forma de insubmissão às autoridades ordenadas por Deus.
A Bíblia ordena submissão à autoridade
“Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que que não venha de Deus; e as autoridades que há, foram ordenadas por Deus. Por isso, quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são um terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela. Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus e vingador para castigar o que faz o mal.
Portanto, é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência.. Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo. Portanto, daí a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem temor, temor; a quem honra, honra (Rm 13.1-7)”.
As autoridades que há foram ordenadas por Deus: ver também Dn 4.32; Sl 75.6-7. Paulo não sugere que Deus aprova uma autoridade corrupta, oficiais ímpios ou legislação injusta. Algumas vezes, entretanto, em punição aos pecados de uma pessoa ou por outros motivos conhecidos por Deus, Ele permite que os governantes maus tenham autoridade por algum tempo, como os profetas do AT frequentemente testemunham. Idealmente, Deus concede autoridade para fazer boas obras (Rm 13.2), um evidente princípio bíblico é que podemos precisar desobedecer à autoridade se ordenados a pecar, pois a lealdade a Deus é sempre prioritária sobre toda autoridade humana (ver Et 4.16; Dn 3.12-18; 6.10; Mt 2.12; At 5.29; Hb 11.23).
Quando os oficiais governamentais usam de força para reprimir e punir o mal, eles não estão agindo errado. Ao invés disso, eles são ministros (servos) de Deus e estão fazendo o bem. Portanto, cristãos podem servir como oficiais e soldados de polícia em boa consciência.
“Traz debalde a espada” é carregar e usar armas. Isso implica o direito de realizar punição capital nos malfeitores, pois as espadas eram usadas para tirar a vida das pessoas. O fato de Deus autorizar que autoridades como seus servos usem a força a ponto de tirar a vida humana não contradiz o mandamento “Não matarás”, que está em Êxodo 20.13. A palavra usada nesse mandamento refere-se a assassinato criminoso e não inclui tirar a vida judicialmente ou na guerra, para qual o AT usa outras palavras.
O mesmo é verdadeiro para a palavra grega traduzida por “matar” ou “assassinar” em passagens do NT com Mt 5.21.
Algumas vezes a ira de Deus é levada a cabo através do governo civil, quando este pune os malfeitores. Isso significa que as punições civis não devem ser apenas impostas com o propósito de restringir o mal, mas também com o propósito de retribuição.
Paulo dá duas razões pelas quais os cristãos devem obedecer a autoridade (Rm 13.5): 1) Pelo castigo, isto é, evitar a punição que a autoridade executa sobre aqueles que fazem o mal (v 4); 2) Pela consciência, isto é, pois queremos ter a consciência tranquila perante Deus, que estabeleceu a autoridade e nos manda obedecer-lhe.
Essa segunda razão significa que mesmo quando não houver indicação de prisão ou punição, os cristãos devem ser completamente obedientes à autoridade.
Tanto Paulo quanto Jesus ordenou que os cristãos pagassem tributo ao governo romano, que certamente não era puro ou justo em suas ações.  Como com todos os mandamentos de Deus, devemos tentar obedecer a este com alegria e não com má vontade. Sempre que nos inclinarmos desencorajados com as imperfeições de nosso governo ou com o fardo dos tributos que ele impõe sobre nós, seria bom que nos lembrássemos que a alternativa, a anarquia, seria bem pior (Jz 17-21).
  1. A Bíblia reconhece a autoridade eclesiástica
Semelhantemente podemos aplicar isto à vida espiritual, pois, a Bíblia ordena: “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a Palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente (Hb 13.7-8)”.
“Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil (Hb 13.17)”.
A Bíblia não diz que devemos seguir cegamente os ensinamentos de qualquer líder ou igreja.
Se alguém procura uma igreja perfeita, previno-te de antemão, nunca a acharás, pois ela é invisível.
 
Pr. Afonso Tavares 
 
 
 
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 FÉ REFORMADA -- VOCÊ É REFORMADO?

1/12/2016

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Um resumo sobre a Fé Reformada
1) Submissão da reflexão teológica à autoridade das Escrituras, sendo sua crença uma expressão do ensino bíblico.
2) Abrangência e unidade dos princípios doutrinários, não focalizando em algumas características como representativas do todo.
A Fé Reformada enfatiza a Majestade de Deus. É centrada na autoridade das Escrituras. Mantém uma perspectiva realista da condição espiritual do ser humano. Defende a suficiência da obra redentora de Cristo. Defende o ensino bíblico da Soberania de Deus na salvação do pecador. Defende a centralidade da proclamação da Palavra como o meio estabelecido por Deus para o desempenho da atividade missionária da Igreja.
3) Como perspectiva cultural afirma que a prática da fé cristã não pode ser desassociada do ambiente cultural no qual os cristãos estão inseridos.
4) Certamente a maior contribuição da Fé Reformada é dirigir o indivíduo para as páginas das Escrituras.
Graça e Paz!
​Pr. Afonso Tavares
  
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EVANGELISMO DE PARA-CHOQUE DE CAMINHÃO

1/11/2016

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Foi o nome que resolvi dar para um certo tipo de evangelismo barato e triunfalista, que ensina que tudo pode ser alcançado mediante fé, que exclui a Soberania de Deus e o coloca não posição de um empregado sempre pronto a realizar os nossos desejos.
Imagine um doente terminal de câncer, abrindo o seu tablet pela manhã, deparando-se com a seguinte mensagem: "Ei, você que está lendo isto agora, Deus manda te dizer que hoje é o dia da tua vitória", e, dali alguns minutos esse doente morre. Certamente essa profecia não vem de Deus. Vejamos outros exemplos:
"Deus está colocando uma porta aberta diante de ti". E o sujeito continua desempregado.
"Chegou o dia da tua vitória". E o diabo deitando e rolando na casa pessoa.
"Confie, Deus está contigo". Será? Não é o que diz João 17.24
"Deus te ama". É mesmo? Não é o que diz Provérbios 8.17
"Você também é filho de Deus". Afirmar isso significa não ter nenhum conhecimento bíblico, leia João 1.12
Graça e Paz!
​Pr. Afonso Tavares
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    Pastor Afonso

    Sou Pastor Evangélico ha mais de 20 anos, com formação em Teologia 

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