A questão de suprema importância para nós é apreciar o valor e uso da
Escritura, isto é, saber que ela é um testemunho a todos os artigos de
Cristo, e o mais alto testemunho – que excede de longe todos os milagres.
Cristo indica isso ao homem rico (Lucas 16:29-31)…Os mortos podem nos
enganar, mas a Escritura não… Assim, Cristo quer enfatizar isso bem mais
Monergismo.com – “Ao Senhor pertence a salvação” (Jonas 2:9)
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que sua aparição. Ele não diz: Por que você não quer crer na mulher que lhe
disse que eu ressuscitei? Nem diz: Por que você não quer crer nos anjos que
testemunharam minha ressurreição? Ele os dirige simplesmente de si
mesmo para a Palavra e a Escritura [194].
Mesmo que as pessoas colocassem todos os livros de todas as faculdades
sobre a Terra diante de nós, ainda não poderíamos adquirir deles um
conhecimento da origem de Adão, do pecado e da morte, ou do efeito do
pecado; pois somente a Escritura Sagrada ensina essas coisas. Esse é o
motivo pelo qual devemos estudá-la, pois nos tornaremos mais sábios que o
resto inteiro do mundo. Quem não consulta a Escritura não saberá nada
[201].
Podemos ver quão ricamente Cristo recompensou os papistas por chamar
sua Escritura de obscura, perigosa e desviante. Ele deixou que eles lessem
um pagão morto [Aristóteles] nos quais escritos não existe nenhuma ciência
real [conhecimento], mas pura escuridão. E o que eu disse é o melhor que
pode ser dito de Aristóteles. Não direi nada das passagens nas quais ele é
absolutamente venenoso e mortífero. Todas as escolas para aprendizado
avançado merecem ser reduzidas ao pó. Nada mais infernal e satânico que
jamais veio ou virá sobre a Terra [232].
Deveríamos observar com cuidado particular que os apóstolos atribuíram
tamanha autoridade à Escritura que não estamos sob a obrigação de aceitar
nada que não esteja afirmado nela… deveríamos da mesma forma rejeitar
todas as doutrinas não-escriturísticas [259].
A Escritura deve ser entendida somente através daquele Espírito que a
escreveu. Esse Espírito você não pode encontrar mais certamente e ativo do
que nas Sagradas Escrituras, que ele mesmo escreveu. Nosso esforço,
portanto, não deve ser colocar a Escritura de lado e dirigir nossa atenção
aos escritos meramente humanos dos Pais. Pelo contrário, colocando todos
os escritos humanos de lado, deveríamos gastar mais tempo e trabalho
persistente nas Santas Escrituras somente… Ou digam-me, se puder, quem
é o juiz final quando as declarações dos Pais se contradizem? Nesse evento,
o julgamento da Escritura deve decidir a questão, algo que não pode ser
feito se não dermos à Escritura o primeiro lugar… assim, quando ela é o
seu próprio intérprete, é mais certa, clara e facilmente entendida, aprovando,
julgando e iluminando todas as declarações de todos os homens…
Portanto, nada exceto as palavras divinas devem ser o primeiro princípio
para os cristãos; todas as palavras humanas são conclusões extraídas delas e
devem ser testadas e aprovadas por elas [267].
A doutrina da Escritura deve ser aprovada, mesmo que Herodes a
apresentasse e cometesse nada senão assassinatos. Da mesma forma, por
outro lado, a doutrina dos homens não deve ser aprovada, mesmo que S.
Pedro, Paulo ou um anjo a apresentasse e produzisse um dilúvio de milagres
Fonte: What Luther Says
Escritura, isto é, saber que ela é um testemunho a todos os artigos de
Cristo, e o mais alto testemunho – que excede de longe todos os milagres.
Cristo indica isso ao homem rico (Lucas 16:29-31)…Os mortos podem nos
enganar, mas a Escritura não… Assim, Cristo quer enfatizar isso bem mais
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que sua aparição. Ele não diz: Por que você não quer crer na mulher que lhe
disse que eu ressuscitei? Nem diz: Por que você não quer crer nos anjos que
testemunharam minha ressurreição? Ele os dirige simplesmente de si
mesmo para a Palavra e a Escritura [194].
Mesmo que as pessoas colocassem todos os livros de todas as faculdades
sobre a Terra diante de nós, ainda não poderíamos adquirir deles um
conhecimento da origem de Adão, do pecado e da morte, ou do efeito do
pecado; pois somente a Escritura Sagrada ensina essas coisas. Esse é o
motivo pelo qual devemos estudá-la, pois nos tornaremos mais sábios que o
resto inteiro do mundo. Quem não consulta a Escritura não saberá nada
[201].
Podemos ver quão ricamente Cristo recompensou os papistas por chamar
sua Escritura de obscura, perigosa e desviante. Ele deixou que eles lessem
um pagão morto [Aristóteles] nos quais escritos não existe nenhuma ciência
real [conhecimento], mas pura escuridão. E o que eu disse é o melhor que
pode ser dito de Aristóteles. Não direi nada das passagens nas quais ele é
absolutamente venenoso e mortífero. Todas as escolas para aprendizado
avançado merecem ser reduzidas ao pó. Nada mais infernal e satânico que
jamais veio ou virá sobre a Terra [232].
Deveríamos observar com cuidado particular que os apóstolos atribuíram
tamanha autoridade à Escritura que não estamos sob a obrigação de aceitar
nada que não esteja afirmado nela… deveríamos da mesma forma rejeitar
todas as doutrinas não-escriturísticas [259].
A Escritura deve ser entendida somente através daquele Espírito que a
escreveu. Esse Espírito você não pode encontrar mais certamente e ativo do
que nas Sagradas Escrituras, que ele mesmo escreveu. Nosso esforço,
portanto, não deve ser colocar a Escritura de lado e dirigir nossa atenção
aos escritos meramente humanos dos Pais. Pelo contrário, colocando todos
os escritos humanos de lado, deveríamos gastar mais tempo e trabalho
persistente nas Santas Escrituras somente… Ou digam-me, se puder, quem
é o juiz final quando as declarações dos Pais se contradizem? Nesse evento,
o julgamento da Escritura deve decidir a questão, algo que não pode ser
feito se não dermos à Escritura o primeiro lugar… assim, quando ela é o
seu próprio intérprete, é mais certa, clara e facilmente entendida, aprovando,
julgando e iluminando todas as declarações de todos os homens…
Portanto, nada exceto as palavras divinas devem ser o primeiro princípio
para os cristãos; todas as palavras humanas são conclusões extraídas delas e
devem ser testadas e aprovadas por elas [267].
A doutrina da Escritura deve ser aprovada, mesmo que Herodes a
apresentasse e cometesse nada senão assassinatos. Da mesma forma, por
outro lado, a doutrina dos homens não deve ser aprovada, mesmo que S.
Pedro, Paulo ou um anjo a apresentasse e produzisse um dilúvio de milagres
Fonte: What Luther Says