Isto é certo e verdadeiro, quer a pessoa creia, quer não: não pode haver na pessoa sofrimento tão grande que seja o pior dos males que estão dentro dela. Os males que estão dentro dela são muito mais numerosos e maiores do que aqueles que ela sente. Porque se sentisse seu mal, sentiria o inferno, pois ela tem o inferno dentro de si. Tu perguntas: "Como?" O profeta diz: "Toda pessoa é mentirosa" (Sl 116.11) e: "Toda pessoa vivente é pura vaidade". (Sl 39.5) Ser mentiroso e vão, porém, é ser destituído de verdade e realidade, Ora, estar sem verdade e realidade é estar sem Deus e nada ser. Isso, porém, significa estar no inferno e ser condenado. Por isso, quando Deus nos castiga em misericórdia, mostra e impõe-nos os males mais leves, sabendo que, se levasse o ser humano ao conhecimento do seu mal, este pereceria no mesmo momento. No entanto, a alguns permitiu uma prova disso, a respeito dos quais se diz: "Ele leva ao inferno e tira dele." (1 Sm 2.6) Por esta razão falam a verdade os que chamam os sofrimentos corporais de monitórias do mal dentro de nós. Em Hb 12.6 o apóstolo os chama de paternas disciplinas de Deus, dizendo: "Ele castiga a todo filho que recebe." Isso Ele faz para, por meio destes castigos e pequenos males, expulsar estes grandes males que então não precisaremos sentir, conforme se lê em Pv 22.15: " A tolice está instalada no coração da criança, mas a vara da disciplina a afugentará." Não é verdade que os pais piedosos sofrem mais com os filhos quando são ladrões ou malvados do que quando estão feridos? Sim, eles próprios os surram e ferem para não poderem ser maus.
OBRAS SELECIONADAS DE LUTERO VOLUME 2 CAP. 1 PG 16 E 17 "O PROGRAMA DA REFORMA"
OBRAS SELECIONADAS DE LUTERO VOLUME 2 CAP. 1 PG 16 E 17 "O PROGRAMA DA REFORMA"